CamaçariCAPADestaque

Camaçari: Seduc promove formação para professores sobre cadernos pedagógicos do Aprova Brasil

A Secretaria da Educação (Seduc) de Camaçari promoveu, em parceria com a Editora Moderna, o I Encontro do Projeto Aprova Brasil 2023, voltado para professores de Língua Portuguesa e Matemática e coordenadores pedagógicos das unidades da Rede Pública Municipal de Ensino que atendem estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O evento aconteceu na tarde da terça-feira (23/5), no auditório da Secretaria de Governo (Segov), e contou com orientações práticas para o uso dos Cadernos Pedagógicos do Aprova Brasil, além de palestra com o tema “Escola do Adolescente: Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida”.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, participou do encontro formativo e destacou a relevância estratégica dos cadernos pedagógicos para a potencialização das aprendizagens, levando em consideração a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). “Esse encontro formativo integra um movimento de qualificação em nossa rede que perpassa por várias ações, desde a intensificação dos conteúdos selecionados com base em diagnósticos anteriores, até questões relativas à dinâmica do convívio social, a exemplo do estímulo ao protagonismo juvenil por meio da instituição de grêmios estudantil e das ações propositivas de cultura de paz”, explicou.

A ação é direcionada a todos os professores das referidas disciplinas, que lecionam para turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a saber, turmas do 6º ao 9º ano, que terão nos materiais do Aprova Brasil uma importante ferramenta pedagógica que ampliará as possibilidades de alcançar uma maior efetividade na abordagem dos conteúdos. Professora de Língua Portuguesa do Caminho do Mar, Rosane Bispo reconhece o valor dos cadernos pedagógicos e da formação. “É um material de apoio muito rico, que vai nos permitir trabalhar naqueles pontos mais necessários. Esse encontro também é muito importante, por oportunizar esse alinhamento e nos orientar a utilizá-lo, explorando todo seu potencial”, avaliou.

Para além das orientações práticas quanto à utilização dos cadernos do Aprova Brasil, o cronograma de ações do programa também foi objeto de discussão, mediada pela assessora pedagógica da Editora Moderna, Michelle Silva. Já a palestra sobre “Escola do Adolescente: Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida” foi ministrada pelo psicoterapeuta, professor de psicologia e consultor empresarial e educacional, Guilherme Davoli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram