Brasil pode ficar inabitável em 50 anos por aquecimento global, aponta pesquisa da Nasa
Um relatório da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, indica que em 50 anos o Brasil poderá se tornar inabitável devido aos efeitos do aquecimento global. Utilizando dados de satélite, a NASA mapeou as áreas mais vulneráveis do planeta, apontando o Brasil como uma das regiões que enfrentarão mudanças climáticas severas.
Segundo a NASA, o estudo não só identifica áreas que se tornarão inabitáveis, mas também aquelas onde a vida poderá deixar de se formar. As informações são do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.
A pesquisa revela que, além do Brasil, outras regiões como o sul da Ásia, o Golfo Pérsico e a China serão fortemente afetadas. Em fevereiro deste ano, a agência já havia reportado um aumento de 1,5ºC na temperatura média global.
Os principais fatores para a possível inabitabilidade do Brasil incluem: elevação do nível do mar, eventos climáticos extremos, mudanças nos padrões de precipitação, acidificação dos oceanos, perda de biodiversidade e impactos na saúde humana e socioeconômicos.