Camaçari: Prefeitura se reúne com ambulantes de Guarajuba
Na noite da última quinta-feira (21/11), o secretário de Governo, José Gama, representando o prefeito Elinaldo Araújo, recebeu na sala de reuniões do gabinete, um grupo de 12 ambulantes que atuava de forma irregular na Praia do Porto, em Guarajuba, para ouvi-los e traçar alternativas para resolução do conflito. O encontro aconteceu porque a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), atendendo a uma notificação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), realizou a retirada de ocupações irregulares, localizadas entre a faixa de areia e restinga, na última quarta-feira (20/11).
A região costeira tem sido alvo de demandas e fiscalização por parte dos órgãos de controle, a exemplo do Ministério Público, Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e Marinha. Em virtude disso, a gestão é pautada pelo ônus e pelo bônus. De acordo com o secretário Gama, fazer governo é fazer ações inerentes à administração pública, sendo elas para agradar ou desagradar alguns.
O gestor da pasta ainda esclareceu aos presentes que não há interesse nenhum, por parte da gestão, em prejudicar alguém. Contudo, não é possível se omitir diante das cobranças feitas pelo poder público.
A Prefeitura informa que a ação ocorreu de forma emergencial para atender a determinação judicial, uma vez que, de acordo com o órgão estadual, uma possível omissão do governo municipal referente ao cumprimento da recomendação da promotoria resultaria em “pena de reclusão de 1 (um) ano a 3 (três) anos, mais multa”.
Fonte: Prefeitura Municipal de Camaçari
Foto: Tiago Pacheco