FHC diz que vídeo de Bolsonaro convocando ato contra o Congresso é ‘Crise institucional’
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), reagiu, na noite desta terça-feira (25), ao vídeo compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro, no qual o militar convoca uma manifestação contra o Congresso Nacional.
Em seu perfil no Twitter, FHC criticou a atitude do presidente afirmando que o ato do militar poderá trazer consequências gravissímas para o país.
“A ser verdade, como parece, que o próprio Pr (presidente) tuitou convocando uma manifestação contra o Congresso (a democracia) estamos com uma crise institucional de consequências gravíssimas. Calar seria concordar. Melhor gritar enquanto se tem voz, mesmo no Carnaval, com poucos ouvindo”, escreveu.
A ser verdade, como parece, que o próprio Pr tuitou convocando uma manifestação contra o Congresso ( a democracia) estamos com uma crise institucional de consequências gravíssimas. Calar seria concordar. Melhor gritar enquanto de tem voz, mesmo no Carnaval, com poucos ouvindo.
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) February 25, 2020
No vídeo compartilhado pelo presidente pelo WhatsApp, o militar convoca a população para atos anti-Congresso no dia 15 de março. A informação foi confirmada pelo ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) confirmou a informação ao jornal GLOBO e disse ter recebido o vídeo de Bolsonaro.
Os atos marcados por apoiadores do presidente em defesa do governo, dos militares e contra o Congresso, ganharam força na força na semana passada, após o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, ter atacado parlamentares, acusando-os de fazer “chantagem”.
Além de FHC, o governador de São Paulo, João Dória (PSD), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE), e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, criticaram a situação. Já o deputado Marco Feliciano (sem partido) saiu em defesa de Bolsonaro e disse que manifestações são normais na democracia.
O Brasil lutou muito para resgatar sua democracia. Devemos repudiar com veemência qualquer ato que desrespeite as instituições e os pilares democráticos do país. Lamentável o apoio do Presidente Jair Bolsonaro a uma manifestação contra o Congresso Nacional. — João Doria (@jdoriajr) February 26, 2020
Acredito na seriedade da jornalista @veramagalhaes . Se o próprio presidente da República convoca manifestações contra o Congresso e o STF, não resta dúvida de que todos aqueles que prezam pela democracia devem reagir. (…)
— Ciro Gomes (@cirogomes) February 25, 2020
Muito grave q o presidente da república atente contra as instituições e a democracia. É uma escalada. Se coloca como patriota, justo e incorruptível.Explique @jairbolsonaro o beijo a bandeira americana, o sofrimento do povo c/ renda baixa e Queiroz c/ as milícias q lhe acompanham
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) February 26, 2020
Fonte:Bahia.ba