Saúde: Como melhorar a imunidade em tempos de pandemia
Durante uma pandemia, a grande preocupação das pessoas é buscar medidas que possam reforçar o sistema imunológico, com o objetivo de proporcionar uma maior resistência a doença.
No entanto, seja de extrema importância, a ampliação das defesas do nosso corpo devem ser adotada diariamente ao longo de toda a vida, não apenas durante a proliferação de uma doença, para que a longo prazo as nossas defesas imunológicas sejam efetivas.
O nosso sistema imunológico têm como objetivo lutar contra os agressores e proteger nosso corpo de infecções, mantendo assim o equilíbrio e bom funcionamento do nosso organismo.
Ele é formado por uma série das células de defesa e reações químicas. Em sua ação o sistema imune gera mecanismo de defesa que podem ser classificados em dois tipos de respostas: a imunidade inata (resposta imune inata) e a imunidade adquirida ou adaptativa (resposta imune adquirida).
Quer saber como aumentar a sua imunidade para se proteger de uma pandemia?
Para manter uma boa imunidade, é importante, por exemplo, a presença de uma alimentação equilibrada, praticar exercícios regularmente, dormir bem, não fumar e hidratar-se.
Segue abaixo, uma lista de alimentos desenvolvida pela nutricionista Ruane Oliveira para auxiliar o nosso organismo a manter uma boa imunidade:
- Frutas como laranja limão, acerola, kiwi, goiaba, tomate, são ricas em vitamina C;
- Vegetais verdes escuros: brócolis, couve, espinafre, são ricos em ácido fólico;
- Gengibre rica em vitamina B6, C tem ação antibactericida, o alho e cebola são ricos em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antifúngicas e antibacteriana;
- Iogurte rico em probióticos;
- Geleia real é um superalimento rico em nutrientes, fitoquímicos e antioxidantes;
- Própolis é antibacteriano e antiviral que medula os mecanismos da imunidade;
- Óleo de coco rico em ácidos láurico e cáprico;
- Lichia fonte de vitamina C;
- Gérmen de trigo rica em vitaminas A, E e K;
- Salmão que é rico em ômega 3, previne inflamações;
- Castanhas, nozes e amêndoassão ricas em zinco, vitamina E
Diante disso, é importante que se tenha uma alimentação variada e completa para o fortalecimento do sistema imunológico.

