Jaguaribe: Espaço Via Ponte apresenta Circuito Maracatu nesta terça (31)
Encerramento da segunda etapa do projeto Arte Sem Fronteiras , o Circuito Maracatu será apresentado nesta terça-feira (31), às 9h30, no Ginásio de Esportes do Condomínio Veredas do Sol, em Jaguaribe. Criado, produzido e apresentado pelos alunos e professores do Espaço Via Ponte, o circuito mostra o resultado do trabalho desenvolvido este ano pela instituição que recebe pessoas com deficiência.
A dança, o ritmo, instrumentos e figurinos do maracatu, manifestação típica do folcore brasileiro, que serão visto no espetáculo, revelam semanas de pesquisa e vivências que aprofundaram o conhecimento dos jovens sobre a origem e particularidades da dança, seus passos e diferentes instrumentos. A preparação envolveu, inclusive, a criação de jogos corporais e o estudo com documentários como Naçao Maracatu e Maracatu Ritmos Sagrados.
O projeto Arte Sem Fronteiras foi aberto em abril com o recorte do Cordel Encantado. Os jovens PcD exploraram livros dos principais criadores de cordel, origem e a arte das gravuras que acompanham a literatura e interpretaram textos. Em junho, o tema é a música raiz do Nordeste: xaxado e baião. Até o final do ano escolar, os alunos conhecerão o retrato na Bahia na arte de Carybé (em julho), palhaçaria, malabarismo e mágica (agosto), lendas e contos brasileiros (setembro), samba de roda e samba reggae (outubro).
O Espaço Via Ponte existe há 30 anos e prioriza a profissionalização de pessoas com deficiência, procurando treiná-las para inserção no mercado de trabalho. Além do atendimento pedagógico, música, dança, teatro e percussão, o espaço oferece treinamento em informática, artesanato, esportes e atividades da vida diária.