Meio ambiente: Área adotada através do Camaçari + Verde em Guarajuba passa por revitalização
A viabilidade do PC+V se deve à parceria entre o poder público e o privado, em relação estreita com a comunidade, para adoção de espaços públicos, como avenidas, praças, parques, jardins e canteiros, incrementando o paisagismo na nossa cidade.
Visando envolver cada vez mais a comunidade na proteção do meio ambiente, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), visitou nesta quarta-feira (29/6), o Condomínio Sol, em Guarajuba, na costa de Camaçari. A visita teve como objetivo, conhecer uma área verde que faz parte do programa Camaçari + Verde (PC+V).
Na ocasião, o síndico do condomínio, André Phynton, recebeu a equipe técnica da pasta, e evidenciou o resultado da primeira etapa do projeto, aprovado anteriormente junto a Diretoria Urbanística (Dirurb) da secretaria. “O ano passado nós estivemos na Sedur e assinamos um termo de adoção desta área, para que a gente pudesse montar esse projeto aqui. Nesta primeira etapa, nós fizemos todo o trabalho de saneamento e a infraestrutura básica. Digo que 50% dessa etapa já foi concluída”, explicou.
A viabilidade do PC+V se deve à parceria entre o poder público e o privado, em relação estreita com a comunidade, para adoção de espaços públicos, como avenidas, praças, parques, jardins e canteiros, incrementando o paisagismo na nossa cidade. Vale ressaltar, que o programa não é restrito apenas às parcerias conquistadas, o PC+V prevê um projeto cujo objetivo é a sensibilização da comunidade escolar e das associações de moradores quanto à importância da manutenção das áreas verdes.
A visita, além da presença da Secretária da pasta, Andréa Montenegro, contou com o representante do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), gestor das Áreas de Proteção Ambiental (APA) Lagoas de Guarajuba e Rio Capivara, Luís Cláudio Correia, que durante a atividade deu algumas orientações aos condôminos. “É preciso preservar o início da APP [Área de Preservação Permanente], tentar fazer o máximo possível para contemplar com plantas nativas da região, principalmente de restinga e mata atlântica. E fazer isso, fazer com que a comunidade absorva essas áreas como delas, para que mantenha e preserve cada vez mais”, destacou.
*Camaçari + Verde*
A intenção do programa é a reaproximação do cidadão ao espaço público, resgatando o sentimento de pertencimento ao território, e a forma de se relacionar com as áreas verdes do município, promovendo a valorização da paisagem urbana, da qualidade de vida e do equilíbrio ambiental.
A arborização envolve a adoção de espaços públicos por pessoas, empresas e associações, no intuito de trabalhar em parceria com a Sedur, dando a devida assistência dos referidos espaços, tornando-se exemplos de cidadania com responsabilidade socioambiental.