Camaçari: Prefeitura realiza 1ª formação do projeto Adolescente do Futuro
Reunindo 70 alunos de 13 escolas da rede pública municipal, a Prefeitura de Camaçari realizou a 1ª formação do projeto Adolescente do Futuro. Tendo a temática da Economia Criativa como eixo, o encontro aconteceu nesta terça-feira (26/7), das 13h às 17h, no Teatro Alberto Martins, no Centro.
A ação é uma iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), por meio do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC). Participaram como formadores: Átila Borges, coordenador do projeto Fotografe Camaçari; a artesã Tatiane Carneiro; o compositor Marcos Sampaio; a assessora da Secretaria da Cultura (Secult), Janaína Santos; e o poeta Jonas Gabriel.
Segundo uma das formadoras da tarde, Janaína Santos, que atua na Coordenação de Patrimônio da Secult, a economia criativa é um conceito abrangente, pois é tudo aquilo que se cria e por meio do qual se empreende. “Música, arte, artesanato, tudo isso tá envolvido na economia criativa. Trouxemos para compartilhar com eles editais que fomentam o empreendedorismo deste público, como por exemplo o A Voz de Camaçari Kids, que tá em andamento, e o Fotografe Camaçari, que já vai entrar na 4ª edição esse ano. Por meio dele, procuramos incentivar o olhar para a cultura de Camaçari, onde uma das três categorias premia exatamente o público estudantil”, exemplificou a educadora.
Para a estudante do 9º ano da Escola Municipal Eustáquio Alves Santana, Evelyn Ferreira, o projeto Adolescente do Futuro tem melhorado bastante o seu dia a dia na escola. “Estou desde o começo do projeto, e acho ele bem legal. A proposta interessou a vários alunos, e mostra que o adolescente tem importância, porque muitas vezes nos sentimos isolados, que não temos muita voz. Depois do projeto, passamos a ser mais ouvidos”, reconheceu a jovem.
Igor Santiago, aluno do 8º ano do Centro de Educação Municipal de Camaçari, encara o encontro como uma oportunidade de aprendizado para a vida. “Vou pegar essas palestras que estão acontecendo, juntar tudo e ver se consigo fazer algum curso sobre, pra poder pensar sobre meu futuro”, disse o estudante.
A formação tem como propósito mobilizar, entre julho e novembro, jovens do município em torno de cinco temas: Economia Criativa; Inovação e Tecnologia; Formação para o Mundo do Trabalho; Empreendedorismo Jovem; e Educação, Saúde e Assistência Social. A iniciativa culmina em 30 de novembro, com o Fórum do Adolescente, que acontecerá das 8h às 17h, no Teatro Cidade do Saber.