Esportes: Karina Shiray e Lana Ozeki conquistam prata e Brasil fecha o Campeonato Pan-Americano Sub-15 com quatro medalhas
Dupla brasileira caiu na final para parceria norte-americana, na última participação do Brasil na competição disputada em Cuenca, no Equador
O Brasil fechou a participação no Campeonato Pan-Americano Sub-15 com uma medalha de prata. Neste domingo (28), no Ginásio do Complexo de Totorococha, em Cuenca, no Equador, a parceria formada por Karina Shiray e Lana Ozeki ficou com o vice-campeonato no torneio de duplas femininas, o último com participação brasileira.
Na decisão, Karina e Lana enfrentaram as fortes norte-americanas Sally Moiland e Rachel Wang. Fizeram bom jogo, mas caíram por três sets a um, com parciais de 4/11, 11/7, 8/11 e 8/11, ficando com a prata. As adversárias da América do Norte se notabilizaram como carrascas brasileiras, já que eliminaram Beatriz Fiore e Mahayla Sardá na semifinal e já tinham feito o mesmo na semifinal do torneio de equipes.
Com este resultado, o Brasil termina o torneio no Equador com quatro medalhas e uma grande desempenho das meninas, responsáveis por todas as conquistas verde e amarelas na competição. Além da prata de Karina e Lana e do bronze de Beatriz e Mahayla, ambos nas duplas femininas, o país subiu ao pódio no torneio de equipes femininas e no individual feminino, com Karina Shiray.
Segundo o técnico da Seleção Brasileira das categorias de base, Jorge Fanck, o grupo sentiu bastante os primeiros dias de competição, mas depois cresceu e conquistou resultados relevantes: “Começamos o torneio de equipes oscilando um pouco. Contra os Estados Unidos, na semifinal feminina, fizemos um dos nossos melhores jogos. A partir daí, percebi que todos conseguiram se adaptar melhor com a mesa, bolinha e altitude”.
O profissional lembrou que, após as disputas de equipes, as meninas conseguiram se portar muito bem, trazendo algumas medalhas, enquanto os garotos chegaram bem próximos de também subirem aos pódios individuais e de duplas.
“Os meninos bateram na trave, enquanto as meninas chegaram em duas semifinais de duplas. No individual feminino, enfrentamos a maioria dos adversários de igual para igual, tirando os jogos contra duas atletas que mostraram um nível um pouco superior. No masculino, o Davi Fujii e o Vicenzo Nakashima tiveram oportunidades de vencer seus jogos e beliscarem medalhas também”, lembrou Fanck.
As categorias de base do tênis de mesa brasileiro estarão em ação novamente no mês de setembro, na disputa do Campeonato Pan-Americano das categorias sub-11 e sub-13, em Santo Domingo, na República Dominicana.