CamaçariCAPADestaqueEducação

Camaçari: Seduc discute planos de ação para os territórios de aprendizagem em Mata de São João

Com o intuito de dar seguimento à qualificação da oferta da educação pública através de uma articulação conjunta para enfrentamento de problemáticas em comum, a Secretaria da Educação (Seduc) de Camaçari participou, na manhã desta quarta-feira (31/8), de um evento que reuniu gestores e equipes técnicas de educação de vários municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O encontro aconteceu no Centro de Convenções de Praia do Forte, em Mata de São João, e contou com a palestra do professor e doutor Luís Alcoforado, da Universidade de Coimbra (Portugal), que provocou reflexões e direcionamentos para a constituição de planos de ações efetivos para os territórios de aprendizagem.

A secretária da Educação de Camaçari, Neurilene Martins, participou do encontro, bem como diretores pedagógicos e gerentes regionais que compõem a Rede Pública Municipal de Ensino. “Este é o segundo encontro de equipes técnicas de educação da Região Metropolitana, no qual seguimos reimaginando o ensino juntos, neste esforço simultâneo e sincrônico para conceber ações disruptivas. Essa palestra se desdobra e ecoa exatamente porque aborda essa ação sistêmica, e nos convida a pensar no nosso território enquanto território educativo”, avaliou.

O palestrante destacou potenciais estratégias educativas para potencializar os resultados das abordagens pedagógicas, exaltando a importância da realização de um diagnóstico e de planejamento. “A escola não deve atuar isoladamente, mas ligada a outros serviços públicos e ao contexto cultural onde está situada, pois o que está em questão é a formação holística das crianças e jovens atendidos nessas instituições de ensino”, frisou, usando a experiência como coordenador da elaboração do Plano de Ação da região de Sintra, em Portugal, como referência prática.

Para o público, as explanações foram enriquecedoras e inspiradoras, conforme avalia a coordenadora pedagógica regional, Tamiles Tavares, que integra a equipe da Diretoria Pedagógica de Camaçari. “Compreendo que participar desse tipo de formação é muito importante, pois nos permite parar para refletir, conhecer realidades que estão dando certo com essa divisão territorial, e entender de que maneira podemos aprimorar nossa prática dentro do nosso território”, opinou.

Além da palestra do Dr.º Luís Alcoforado, o público também prestigiou reflexões propostas pelo Dr.º Silvar Ribeiro, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que tratou de demandas atuais referentes à formação de dirigentes escolares. Vale destacar ainda, a participação do secretário da Educação do município anfitrião, Alex Carvalho, que recebeu o evento em Praia do Forte, e da secretária do município de Pojuca, Olívia Silveira, que articulou o encontro com a Universidade de Coimbra. Também marcaram presença, os secretários da Educação de Lauro de Freitas, Vânia Galvão; de Madre de Deus, Rita Mattos; e de Simões Filho, Mariza Bomfim. Os municípios de São Francisco do Conde e Candeias também estavam representados por servidores da educação compondo a plateia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram