Esporte: Karateka baiana viaja para estreia em competição nacional em São Paulo
Mais oito atletas completam a equipe da Bahia na disputa
O 30º Campeonato Brasileiro de Karatê Kyokushin vai contar com a estreia da atleta baiana Grace Kelly Silva, 17. Considerada favorita na classe iniciante feminino, ela acumula bons resultados estaduais. A competição será disputada no Ginásio Mauro Pinheiro, conhecido como Ginásio do Ibirapueba, em São Paulo, no próximo domingo, 04, a partir das 10h, e marca 50 anos do esporte no Brasil.
Com passagens concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a atleta da Federação Baiana de Ichigeki e Karatê Kyokushin (FBIKK), modalidade criada no Japão em 1957, viaja neste próximo sábado, 03. A variação dessa modalidade de karatê difere da olímpica por haver mais contato entre os karatecas e buscar o nocaute, enquanto o karatê shotokan visa a marcação.
O presidente da FBIKK, Manoel Batista Mascote, quem trouxe a modalidade para o estado há 35 anos, fala sobre o apoio: “Quero agradecer muito à Sudesb por estar apoiando nossa federação e nossos atletas. Com as passagens aéreas, ajuda a fazer com que nossos atletas evoluam ao participar de competições desse nível.”.
Além dela, mais oito karatekas baianos participam da competição: Adnaldo Gomes, 37 na categoria absoluto masculino; Beatriz Xavier, 17, juvenil feminino; Danilo Santana, 35, senior masculino; Edelzuita Bispo, 30, absoluto feminino; Manoel Torres, 17, juvenil masculino; Matheus Correia, 7, mirim masculino; Thaíse Soares, 29, intermediário feminino; e Vinicius Soares, 6, pré-mirim masculino.
“Estou muito confiante. Nossos atletas treinaram bastante e a equipe da Bahia vai forte com alguns favoritos para conquistar a competição, como a própria Grace Kelly. Ainda temos a Edelzuita, de Ilhéus, e Arnaldo nas categorias absolutas. Eles já são faixa preta. Ainda temos Vinicius e Matheus na mirim. Mas todos os outros têm chances de chegar longe na competição”, pontua Manoel.