Camaçari: Sedur lança programa digital de valorização ambiental
Camaçari é o nome de uma espécie de árvore. Pensando em valorizar ainda mais essa história, no mês em que o município celebra 264 anos de emancipação política, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), lança o projeto “Cidade Árvore”.
A ação integra o programa IGI, que tem por objetivo, buscar contemplar, por meio da sustentabilidade e educação ambiental, a garantia da história e a ancestralidade. Sendo assim, a partir desta terça-feira (20), até o dia 30 de setembro, a pasta lança em seu perfil nas redes sociais (@sedurcamacari), uma programação digital focada no senso de pertencimento, através de diversas publicações em valorização e reconhecimento à Árvore Camaçari.
Recortes de um documentário sobre a história natural do município “Minha Cidade é uma Árvore”, lançado em 2021, no YouTube, também compõem a programação, com o intuito de mostrar o perigo iminente de extinção da espécie Camaçari (Caraipa densifolia) na cidade que leva seu nome.
De acordo com o levantamento da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA), de junho a setembro de 2021, aproximadamente 400 mudas da espécie Camaçari foram plantadas nas escolas municipais, centros culturais, comunidades e vias públicas na sede e na costa.
História
A palavra Camaçari vem do tupi-guarani, que inicialmente se escrevia Camassary, por parte dos portugueses. Etimologicamente, a palavra Camaçari significa árvore que chora, devido às folhas ficarem cobertas de gotículas, principalmente no período da manhã.