Salvador: Cadelas e gatas serão castradas de graça no sábado (29)
Ação faz parte da campanha Outubro Rosa Pet promovida pela Secretaria Municipal da Saúde de Salvador.
No mês de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Diretoria de Proteção Animal, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde, vai promover neste sábado, 29, o Outubro Rosa Pet. A ação será realizada no Parque da Cidade, no Itaigara, e no Salvador Norte Shopping, a partir das 8h. De acordo com a diretora da Dipa, Michele Holanda, a iniciativa é uma edição especial do Castramóvel, serviço municipal itinerante de castração de cães e gatos.
“Os tutores devem comparecer com os animais em jejum de água e de ração de 8 a 10 horas. O cartão de vacina também precisa estar em mãos com a vacina antirrábica atualizada, e o atendimento é por ordem de chagada para fêmeas, já que o Outubro Rosa é direcionado a gatas e cadelas”, explica.
Podem fazer a cirurgia animais que tenham de 6 meses a 5 anos de vida e estejam bem de saúde. O objetivo da iniciativa é promover a conscientização dos tutores sobre a importância de cuidar das cadelas e gatas, principalmente quando o assunto é prevenção.
“A gente tem uma incidência muito grande de câncer de mama e a gente sabe que um dos motivos disso é a situação hormonal. Esse momento do Outubro Rosa é pra gente pensar também nos pets e frisar a necessidade da castração como prevenção ao câncer de mama”, conta Michele Holanda.
Além da questão hormonal, o sobrepeso e a idade também são fatores de risco para o aparecimento do câncer de mama nas fêmeas. Segundo a diretora da Dipa, dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária apontam que a incidência de tumores em cadelas é de 45% e, nas gatas, de 30%.
Fonte: IBahia.