BrasilCAPADestaqueEsportes

Conheça os estádios da Copa do Mundo no Qatar

Copa do Mundo no Qatar será iniciada neste mês de novembro.

Na última terça-feira (1) se deu início ao mês da Copa do Mundo no Qatar, que começará no dia 20, com a partida de abertura entre Qatar e Equador, no estádio Al-Bayt. O torcedor brasileiro, que está empolgado com a chance da conquista do hexacampeonato mundial, verá os jogos da seleção em dois estádios na primeira fase. Mas você conhece todos os estádios do mundial?

Estádio Al-Bayt

O estádio, que fica na cidade de Al-Khor, tem a capacidade para 60 mil torcedores e será palco de nove jogos durante toda a Copa do Mundo no Qatar, dentre eles a abertura entre a seleção anfitriã e o Equador. A praça esportiva teve seu nome e design inspirados nas bayt al sha’ar, cabanas utilizadas pelos povos nômades da região do Qatar e de outros países do Golfo Pérsico.

Com o intuito de promover a sustentabilidade, o Al-Bayt é um modelo funcional e grandioso. As arquibancadas removíveis serão entregues a países em desenvolvimento que precisem de infraestrutura esportiva.

Estádio Nacional de Lusail

Localizado na cidade de Lusail, o estádio é o maior da Copa do Mundo no Qatar, com capacidade para aproximadamente 86 mil torcedores. Será o palco da grande final e de mais nove partidas durante o mundial, sendo pelo menos duas do Brasil, na primeira fase, contra a Sérvia (estreia da seleção brasileira no mundial) e contra Camarões.

A praça esportiva será transformada em um espaço comunitário, com empreendimentos como escolas, lojas, hotéis, instalações esportivas e clínicas de saúde.

Estádio Internacional Khalifa

Localizado na capital do Qatar, na cidade de Doha, o estádio tem capacidade para 50 mil espectadores. Será o palco da decisão do terceiro lugar do mundial e mais sete partidas durante o mundial.

Originalmente construído no ano de 1976, foi o primeiro estádio da Copa 2022 a ficar pronto, após sua reforma no ano de 2017. Já foi palco de uma decisão mundial, no Mundial de Clubes da Fifa de 2019, quando o Flamengo foi vice-campeão perdendo a final para o Liverpool.

Estádio Al-Thumama

Também localizado na cidade de Doha, capital do país, o estádio tem capacidade para aproximadamente 40 mil torcedores e será palco de oito partidas durante a Copa do Mundo.

A praça esportiva foi projetada para celebrar a cultura e as tradições árabes, tendo o formato que remete o gahfiya, uma tradicional touca de crochê usada por homens e meninos no Oriente Médio.

Após o mundial a capacidade do estádio será reduzida para 20 mil pessoas. Ele será utilizado para eventos esportivos, como área de lazer e relaxamento.

Estádio Al-Janoub

Localizado na cidade de Al-Wakrah, o estádio terá capacidade para 40 mil pessoas e será palco de sete jogos durante o mundial. Ele foi o primeiro estádio, construído do zero, a ficar pronto para a edição da Copa do Mundo de 2022, sendo entregue no mês de maio de 2019.

Seu design é inspirado em barcos de pesca de pérola, atividade que por muito tempo moveu a economia da cidade.

Assim como o Al-Thumama, terá sua capacidade reduzida após o mundial e terá novas atividades em suas dependências. As pessoas poderão passear a beira-mar, fazer compras e visitar um museu com a história da região. Escolas, salão de casamento, pistas de ciclismo, equitação e corrida, restaurantes, mercados e ginásios também serão atividades e empreendimentos que o local abrigará.

Estádio Ahmed Bin Ali

Localizado na cidade de Al-Rayyan, terá capacidade para pouco mais de 40 mil torcedores e receberá seis jogos durante o mundial. Ele foi construído numa cidade com forte cultura futebolística, uma vez que o clube da cidade, o Al-Rayyan, é um dos maiores do país. 

Seu design remete ao deserto qatari, tendo em vista elementos como as dunas, uma vez que grande parte da cidade é coberta pelo deserto. Ele também foi construído com a preocupação de ser sustentável, tendo usado materiais e práticas de construção sustentáveis. Depois do mundial a capacidade será reduzida pela metade e os assentos extras serão doados.

Estádio Ras Abu Aboud (974)

O terceiro estádio localizado na capital do Qatar, Doha, ele tem capacidade para 40 mil pessoas e receberá ao todo sete partidas na competição, sendo pelo menos uma delas envolvendo o Brasil, no segundo jogo da fase de grupos contra a Suíça.

Talvez o estádio mais diferente da Copa no quesito design, a praça esportiva foi construída com containers de embarcações e assentos removíveis e será totalmente remodelado após a competição, tendo suas partes enviadas para projetos sustentáveis por todo o país.

Apelidado de 974, em alusão ao código de discagem internacional do Qatar, o número também é a quantidade de containers utilizados em sua construção.

Estádio da Cidade da Educação

Mais um localizado na cidade de Al-Rayyan, terá capacidade para pouco mais de 45 mil torcedores e será palco de oito partidas durante a disputa do mundial. O nome da praça esportiva se dá porque ao seu redor existem diversas universidades e centros de pesquisas.

Ele será mais um que após o torneio terá sua capacidade reduzida na metade e seus assentos extras doados. Além dos centros de estudos, o estádio também é cercado de lojas e campos de treinamentos de futebol e vôlei.

Fonte: BNews.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram