Lauro de Freitas: Projeto Amantes do Mar leva conscientização ambiental e promove bem-estar na Praia de Ipitanga
O sol brilhou forte neste sábado (17) em Lauro de Freitas e a galera que se cuida não perdeu a oportunidade de participar da primeira edição do Amantes do Mar. O projeto, executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH), levou para a Praia de Ipitanga informação, saúde e incentivou a galera a realizar coleta voluntária de lixo na faixa de areia.
Além das práticas esportivas com as aulas de fit dance e jump, os voluntários não perderam tempo calçando luvas e munidos de sacolas desceram até a faixa de areia para recolher os chamados “microlixos”. Bitucas de cigarro, tampinhas de garrafas, palitos de picolé e embalagens estão entre os principais responsáveis pela poluição nas faixas de areia das praias.
A engenheira ambiental, Isabela Menezes, explica que esse tipo de material leva centenas de anos para se decompor na natureza. “Nós precisamos criar uma nova forma de pensar e agir. Esse tipo de lixo é tão nocivo que acaba contaminando praias e rios, se tornando a principal causa de entupimento de canos de esgoto que causam as enchentes nas cidades. Um simples gesto de colocar o lixo no lixo é eficiente para evitar esses problemas”, frisou.
Empolgada, Maria Aparecida Fernandes, foi uma das primeiras a iniciar o recolhimento dos dejetos. Ela conta que é um costume levar para os locais de lazer uma sacola plástica para acondicionamento dos resíduos produzidos por ela. “Aonde eu for, recolho meu lixo, não só o meu como de outras pessoas que estão ali no mesmo espaço e deixam inadequadamente no local. O meio ambiente é de responsabilidade nossa e todos temos que zelar “, falou.
A previsão é de que o Amantes do Mar aconteça a cada final de semana em uma das três praias de Lauro de Freitas. “Nós queremos levar bem-estar e proporcionar além de qualidade de vida, informação e cuidados com os nossos animais marinhos como temos aqui na região nesse período a desova das tartarugas e os cuidados necessários para cuidar desse ecossistema”, contou Alexandre.