Cresce número de ambulantes credenciados para Festival da Virada
De acordo com a Semop, 750 profissionais foram cadastrados, 150 a mais que o previsto inicialmente.
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizou na segunda-feira o credenciamento de ambulantes que irão trabalhar durante o Festival Virada Salvador. De acordo com o órgão, 750 profissionais foram credenciados, 150 a mais que o previsto inicialmente. “O número total representa um aumento de 25% em relação à última edição da festa”, informou a Semop, por meio de nota.
O festival que acontece de 28 de dezembro de 2022 a 1° de janeiro de 2023, no bairro da Boca do Rio, é considerado pelos profissionais como uma oportunidade para ganhar uma grana extra.
Apesar das possibilidades de ganhos, o início do processo de credenciamento foi marcado por alguns transtornos para os profissionais, que madrugaram na sede do órgão, alegando dificuldades para efetuar o cadastro.
No ramo há mais de seis décadas, o vendedor Roberto Pereira, 68 anos, desabafou sobre a dificuldade para conseguir a licença. “Nós que estamos aqui não estamos conseguindo fazer o credenciamento e quem está em casa tentando acessar o site, também não”.
Na expectativa de garantir o pão na mesa com as vendas no evento, a ambulante Maria Luciana, 46 anos, saiu de Nova Brasília para o Jardim Santo Inácio, onde está localizada a sede da Semop, ainda de madrugada.
Ela reclama da falta de opções para garantir o licenciamento. “Tem uma colega aqui de idade que não sabe mexer na internet e por isso ela está aqui. O credenciamento online também não funciona, e digo isso porque minha filha tentou fazer a minha inscrição, mas com 15 minutos da abertura o site não funcionava e informava que não existia mais vagas”, lamentou.
Próximo passo
Para confirmar o credenciamento para trabalhar no Festival Virada Salvador, os profissionais deverão pagar a taxa no valor de R$ 183,67. O próximo passo será a retirada dos kits com isopores, nos dias 26 e 27 de dezembro, no centro de distribuição da patrocinadora do evento, localizado no Parque dos Ventos, na Avenida Octávio Mangabeira, Boca do Rio.
No mesmo dia, os credenciados irão participar de palestras sobre a legislação municipal, licenciamento, técnicas de vendas, permissão de produtos, noções de higiene, proibição de trabalho infantil e venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos.
Fonte: A Tarde.