CamaçariCAPADestaque

Camaçari: Limpec amplia ações e projetos sustentáveis

No ano de 2022 a Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), desenvolveu novos projetos e ações sustentáveis, além de realizar parcerias com empresas e iniciativas que têm como princípio a economia circular de renovação e reciclagem. O trabalho acontece com intuito de estimular a consciência ambiental junto à comunidade e exercer a preservação e conservação do ecossistema da cidade, que para isso foram realizadas ações como Jardins Sustentáveis, Meu descarte Legal, Casa So+ma, dentre outros.

O projeto Jardins Sustentáveis entregou o total de 28 unidades durante o ano nos bairros, sendo oito na Costa, e desativando pontos de descarte inadequado de resíduos. A finalidade é renovar esses locais, recolhendo o material que causa mal cheiro e atrai animais, além de promover a qualidade ambiental, tornando o ambiente limpo e reutilizável para a comunidade.

No período também foram implantados os primeiros jardins sustentáveis em escolas, na Escola Infantil Apito, localizada nos bairros dos 46, e na Escola Municipal Anísio Teixeira, na Gleba E. A ação busca educar os alunos criando os primeiros comportamentos e mentalidades ecológicas e sustentáveis, com jardins construídos a partir de pneus inutilizáveis, tubos de PVC e outros materiais recicláveis, além de mudas de plantas, que em 2022 foram usadas cerca de 1.250 unidades.

As ações do projeto Meu descarte Legal iniciaram o ano nas praias do município e alcançaram cerca de 15 mil pessoas. Durante os meses de janeiro e fevereiro os colaboradores da Limpec, voluntários e grupos locais, distribuíram nas praias de Arembepe, Jauá, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim sacolas plásticas para a comunidade realizar o descarte correto de resíduos ao longo da Costa.

Ainda pensando na redução gradativa do impacto do lixo presente nas praias e nas águas do mar, foram instalados 11 totens de sacos plásticos nas mesmas praias para incentivar banhistas e visitantes a recolherem o lixo que produzem.

O programa Meu descarte legal, foi realizado ainda em dois eixos, medicamentos e vidro. O de medicamentos inutilizáveis tem o propósito de incentivar o descarte correto e evitar que cheguem aos solos e mares, gerando poluição dos lençóis freáticos, da água, a contaminação de seres humanos e a morte de animais marinhos. Ao longo do ano, foram instalados 14 pontos de coleta de remédios vencidos na sede, orla e zona rural, que podem ser encontradas em unidades de saúde. Ao total, foram recolhidos no ano 3.9 toneladas do material.

Já no eixo vidro, foram realizadas instalações na sede e Costa de caixas coletoras de garrafas long neck. A ação busca incentivar a população a descartar conscientemente o lixo produzido nas ruas, principalmente durante os fins de semana. As primeiras praias que receberam as caixas coletoras de vidros foram Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Itacimirim, Guarajuba, além dos bairros da Inocoop, Gleba B, Gleba E e Phoc 2. Durante o ano foram recolhidas 100 toneladas de vidro.

Com o objetivo de expandir e continuar o trabalho de coleta de certos resíduos, a Limpec, inaugurou em novembro, o primeiro Ecoponto, em parceria com o Boulevard Shopping Camaçari. Este é um local adequado para que seja realizado o descarte de materiais como pilhas, baterias, medicamentos vencidos, embalagens plásticas, latinhas de alumínio e até óleo vegetal.

Durante o ano foram realizadas parcerias com grandes empresas que tem a preservação ambiental como pilar e juntos criaram projetos que visam a sustentabilidade. Dentre elas, com a Startup Casa So+ma, com o objetivo de promover a economia circular e destinar materiais para reciclagem, o projeto, Soma Vantagens, que chegou a Camaçari há um ano já recolheu cerca de 80 toneladas de resíduos recicláveis e atingiu o recorde de mais de mil pessoas cadastradas.

No contêiner amarelo, localizado no Centro Comercial de Camaçari e em Guarajuba, a população pode entregar materiais recicláveis, como vidro, papel, papelão, plástico, alumínio, acumular pontos e trocar por recompensas, como cursos, alimentos e produtos de higiene pessoal.

No mês de setembro Camaçari sediou a 10° edição do Braskem Recicla, programa criado pela Start-up SOLOS com o patrocínio da empresa. O projeto, que foi realizado no Boulevard Shopping Camaçari, recebeu cerca de 1.600 visitantes, dentre estes, 827 agendamentos de alunos de 23 escolas de Camaçari, que tiveram o transporte viabilizado pela Limpec. Durante os dez dias de ação foram entregues pelos visitantes cerca de 7,4 toneladas de resíduos recicláveis que, posteriormente, foram conduzidos às cooperativas de reciclagem.

Ao longo do ano a pasta promoveu ainda, em empresas e escolas do município, exposições dos projetos realizados. As ações e palestras trataram sobre reciclagem, gestão de resíduos, Política Nacional de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade. Ao todo, 15 escolas camaçarienses foram visitadas pela equipe e 1.300 alunos, do 1º a o 9º ano, foram alcançados.

A pasta ainda é responsável pela gerência do aterro sanitário, que recepcionou quase 260 mil toneladas de resíduos classe II, ou seja, os que não apresentam em suas composições características consideradas como perigosas. Do material total, foram recebidos cerca 58 quilos de remoção de animais mortos, 128 mil toneladas de resíduos domiciliar, 123 mil toneladas de entulho, mais de 3.600 toneladas de resíduos industriais e quase 3.900 toneladas do poda-capim, já os resíduos de serviços de saúde e químicos calculam o total de 10,7 toneladas.

A área de descarte de resíduos sólidos do aterro sanitário está em processo de ampliação junto ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e deve ocorrer em 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram