Camaçari: Matrículas de novos alunos na Educação Infantil inicia nesta quinta-feira (12)
A Secretaria da Educação (Seduc) inicia, nesta quinta-feira (12), o período de matrículas de novos alunos na modalidade de Educação Infantil. Até o dia 20 de janeiro, os cidadãos interessados em matricular seus filhos em uma das creches, pré-escolas e Centros Integrados de Educação Infantil (CIEIs), que integram a Rede Pública Municipal de Ensino deverão realizar o procedimento para adesão destes como novos estudantes.
Este período de matrículas é destinado ao ingresso de alunos que não estavam matriculados em nenhuma unidade pública de ensino do município de Camaçari em 2022 e, em 2023, desejam integrar a rede. O público-alvo da Educação Infantil são crianças de seis meses a cinco anos de idade (completos ou a completar até 31 de março de 2023), sendo que os alunos que já eram atendidos pela rede realizaram a renovação da matrícula entre novembro e dezembro de 2022.
O procedimento para matrícula pode ser feito tanto de forma presencial (na unidade escolar de interesse), quanto pelo portal destinado à realização de matrículas online (maisemelhoreducacao.camacari.ba.gov.br), no ícone Portal de Matrícula 2023. Vale destacar que, como desdobramento do reordenamento da rede, a oferta na educação infantil foi ampliada em 680 vagas em comparação com a configuração da rede em 2022. O aumento da capacidade de atendimento está alinhado com o objetivo de assegurar o acesso das crianças ao ensino público, conforme prerrogativa explicitada na Constituição Brasileira.
Considerando as renovações e transferências internas já efetuadas até o momento, cerca de 62% do quadro geral de vagas foram preenchidas, percentual que segue em crescimento enquanto a rede vai recepcionando as matrículas de novos alunos da Educação Infantil. São mais de 18 mil vagas em oferta, somadas todas as modalidades e etapas, num processo de matrícula que ainda vai contemplar, entre os dias 17 e 20 de janeiro, a adesão de novos alunos no Ensino Fundamental. Simultaneamente, a rede também realiza, desde o dia 10 de janeiro, as transferências internas (tanto entre unidades da Educação Infantil quanto dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental).
No ato da matrícula, os educandos novos e/ou transferidos deverão entregar as seguintes documentações: histórico escolar (original) ou atestado escolar (original) com validade de 60 dias; certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade (cópia), com os respectivos originais para conferência; comprovante de residência (cópia); duas fotos 3×4 recentes; cartão de vacinas (cópia) [para os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1]; cartão do Sistema Único de Saúde (cópia); documento de identificação oficial com foto do responsável legal (cópia); espelho do NIS (cópia); e comprovante de vacina contra Covid-19 para alunos da faixa etária a partir dos 6 meses de idade.
Mais informações sobre o procedimento de matrícula, termos a serem assinados, ofertas específicas, a exemplo da utilização do transporte escolar e educação especial, podem ser consultadas na Portaria de Matrícula (Portaria Nº 33/2022, publicado no 2° Caderno da Edição N° 2048 do Diário Oficial do Município). Esclarecimentos também podem ser solicitados via mensagem para o WhatsApp do Matrícula Atende: (71) 98796-8484 (sede) – (71) 987930957 (costa).