Baianas lavam escadaria em retorno da Lavagem de Itapuã
Tradicional festa popular voltou a ocorrer após dois anos de hiato por conta da pandemia.
As baianas fizeram a segunda tradicional lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, na Praça Dorival Caymmi, com muita água de cheiro. No sol de meio dia, elas chegaram na igreja ao lado de autoridades políticas do Estado e grupos culturais, que participaram do cortejo da Lavagem de Itapuã desta quinta-feira, 9, pelas ruas do bairro.
A baiana Teresa Alves de Souza, que carregou durante o trajeto a vassoura usada para fazer a limpeza das escadarias, não escondeu a emoção com a reunião de centenas de pessoas, após o intervalo de dois anos causados pela pandemia.
“Emoção muito grande, a gente vem com nossas rosas, nossa música, nossos perfumes, para uma das festas mais tradicionais de Bahia. É a força da nossa cultura. E isso traz muita emoção”, disse a baiana.
No mesmo trajeto, os Filhos de Gandhy deixaram parte do trajeto branco, com os integrantes dançando ao som único dos seus tambores.
“É a retomada da nossa força cultural, que vem das ruas. E isso pouco antes do Carnaval. A Lavagem de Itapuã mais uma vez acontece com toda a sua força e beleza”, destacou Israel de Carvalho, diretor e porta-estandarte do grupo.
Ao lado da tradicional Baleia Rosa do Amor, que desfila há mais de 35 anos durante a Lavagem de Itapuã, e voltou após o hiato causado pela Covid-19, o Grupo Porcelanato tocou o samba raiz do estado.
“Há quatro anos a gente acompanha a Lavagem de Itapuã. É uma satisfação notar toda essa gente aqui. Uma das festas mais lindas da nossa Bahia”, concluiu Manoel Santos, líder do grupo.
Fonte: A Tarde.