CAPADestaqueSalvadorSaúde

Mulher é internada na UTI diagnosticada com vírus raro na Bahia

Vírus foi identificado em Simões Filho; patógeno é comum em aves e roedores.

Um mulher de 41 anos foi diagnosticada com um vírus raro e está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

De acordo a TV Bahia, a Secretaria de Saúde de Simões Filho, a mulher foi diagnosticada com o Vírus Ilhéus, transmitido por meio de mosquitos. O patógeno é comum em aves e roedores, mas também em humanos. Até o momento, este é o único caso registrado na cidade.

O vírus recebeu esse nome porque foi descoberto no município de Ilhéus, no sul da Bahia, no ano de 1947. E desde então, só há registros dele no Brasil, Equador e Bolívia.

A paciente, que não teve o nome divulgado, está internada no Hospital Couto Maia, em Salvador. A unidade é referência no cuidado a doenças infecciosas. Ainda segundo a secretária de Saúde de Simões Filho, Iridan Brasileiro, a mulher procurou uma unidade de saúde da cidade com sintomas como fadiga e dor de cabeça.

“Ela teve muita sudorese, a pressão baixou muito e ela começou a apresentar um quadro neurológico de confusão mental. Ela não tinha articulação na fala, disse coisas desconexas e a dificuldade respiratória que ela apresentou chamou a atenção da equipe médica”, explicou a secretária.

A mulher teve uma piora no quadro de saúde e foi transferida para capital baiana. Amostras de sangue foram recolhidas e encaminhadas para o Instituo de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde passou por diversas análises.

“Fizemos todos os testes para as arboviroses mais conhecidas, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Todos deram negativo, então fizemos testes imunológicos para tudo isso e também tivemos resultados negativos. Assim, chegamos ao diagnóstico do vírus Ilhéus”, contou o pesquisador Gúbio Soares à TV Bahia.

O especialista também ressaltou que o vírus não ser transmitido de pessoa para pessoa, não houvendo necessidade de se preocupar com transmissão no período do carnaval.

A secretaria de Saúde de Simões Filho também informou que as equipes municipais continuarão com o combate ao fogo dos mosquitos que causam arboviroses e haverá e intensificação nas ações de agentes de endemias.

Fonte: IBahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram