CamaçariCAPADestaque

Vila de Abrantes é palco para a 4º edição do Pedal Delas

Pelo fim da violência contra as mulheres, em alusão à saúde e ao incentivo à prática esportiva aconteceu, no distrito de Vila de Abrantes, a 4º edição do passeio ciclístico de rua intitulado Pedal Delas. Realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Mulher (Semu), a iniciativa repetiu o sucesso das edições anteriores e levou, na manhã deste sábado (11), diversos ciclistas a trilhar um percurso de aproximadamente sete quilômetros (km) de extensão, que teve como ponto de partida a Praça Tiradentes, Vila de Abrantes, com destino à Praça do Papagaio, em Jauá.

Promover a reflexão sobre o tema e chamar a atenção para o cuidado com as mulheres, foram elementos destacados pela secretária da pasta, Fafá de Senhorinho. “Esse tipo de ação visa trazer visibilidade à causa e fica mais fácil levar a toda sociedade a conscientização sobre a saúde e o fim da violência contra mulher. É muito importante que a gente reforce ações de prevenção à violência contra as mulheres. No que diz respeito à saúde, o objetivo é de conscientizar e esclarecer que existem serviços e equipamentos de assistência, em Camaçari, para dar todo o suporte para elas quando se trata de violência doméstica. Sem falar no incentivo ao autocuidado com a própria saúde. Esse tipo de iniciativa é de grande importância e tem muito impacto”, disse.

Segundo declaração de uma das participantes, a costureira Neuza da Conceição Santos, 42 anos, moradora de Vila de Abrantes, esse tipo de iniciativa é importante para o fortalecimento da rede de proteção à mulher no município. “Nós temos uma rede de enfrentamento forte e muitas mulheres não sabem. É preciso informar e ajudar quem precisa. Esse tipo de movimento social fortalece as mulheres da nossa cidade, deixando-as muito mais esclarecidas sobre onde buscar esse apoio”, ressaltou.

Quem também participou da atividade esportiva foi a dona de casa Jamile Ferreira, 33 anos, moradora de Areias. Ela alertou que a violência contra as mulheres não pode ser naturalizada, e que a saúde desse público precisa ser olhada com mais atenção pelo Poder Público. “Quando se trata de saúde e violência contra mulher, é importante que esse tipo de ação aconteça. A saúde tem que estar completa, tanto física quanto mental. Não podemos aceitar e agir como se tudo isso fosse normal. Estou muito feliz em participar dessa ação”, argumentou ao parabenizar todos os envolvidos pela realização da ação.

Aberto ao público, essa é a segunda vez que o evento esportivo acontece em Vila de Abrantes. A iniciativa já foi realizada também na sede do município e na localidade de Arembepe, na costa. A atividade ocorre em parceria com a Secretaria do Esporte Lazer e Juventude (Sejuv) e apoio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram