Camaçari: Câmara sedia audiência pública de prestação de contas do 3º quadrimestre de 2022 da Sesau
Aconteceu, na tarde desta terça-feira (28), no plenário da Câmara de Camaçari, a audiência pública da Secretaria de Saúde de Camaçari para prestação de contas do 3º quadrimestre de 2022. Os dados da pasta foram apresentados pelo próprio secretário de saúde do município, o vereador licenciado Elias Natan.
O secretário mostrou as ações realizadas pela Atenção Básica da Saúde, informando que foram realizadas mais de 281 mil consultas em 2022. No ano anterior, esse número de consultas ficou em aproximadamente 207 mil. No que diz respeito à saúde bucal, foram realizados pouco mais de 38 mil atendimentos. Esse número foi de pouco mais de 30 mil em 2021. Já na área de Atenção Especial, o secretário destacou o aumento de 21 para 23 unidades atuando no município, sendo as novas unidades a Maternidade Regional e o Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM). Em relação ao último, que foi inaugurado em 2022, no bairro da Bomba, o secretário destacou que o número de atendimentos prestados foi de 7.161 na unidade.
Em relação ao atendimento prestado pelo SAMU-192, Elias Natan informou que foram realizados pelo serviço de urgência mais de 21 mil atendimentos de chamadas. Ele destacou ainda como positiva a queda no percentual de chamadas falsas, popularmente conhecidas como “trotes”. “Ao longo dos anos temos visto a diminuição desses trotes que em 2022 representaram 6,33% do total recebido. Isso é fruto de campanhas contínuas de conscientização sobre a importância de não fazer isso”, explicou.
Um dos destaques da prestação de contas foi o resultado do Programa Sesau Fila Zero, criado com objetivo de zerar as demandas reprimidas no município, oferecendo 108 tipos de procedimentos. A previsão da Sesau, por exemplo, era realizar duas mil cirurgias. “Vejam que os dados mostram que as expectativas foram superadas, alcançando o número de 2.444 cirurgias realizadas”, comemorou.
Em relação ao cenário de Covid-19, o ano de 2022 foi o ano com maior onda de contágio, mas foi o período com menor número de óbitos, por conta da maior cobertura vacinal contra a doença. O município registrou 61 óbitos por Covid-19. “Vemos que temos número bom de imunização da primeira e segunda doses, mas as doses de reforço já apresentam queda”, alertou o secretário.
Em relação aos recursos administrados pela pasta, o secretário informou que o total da despesa com saúde em 2022 foi de R$ 253 milhões, aproximadamente, representando 18,64% das receitas do município. O percentual mínimo de investimento determinado por lei é 15%.
No total, cinco pessoas da plateia participaram com questionamentos durante a audiência, uma delas foi a moradora Suely de Fátima Souza, que destacou as ações voltadas para o atendimento às pessoas com deficiência. “Temos visto a preocupação da gestão com o atendimento das pessoas com deficiência, mas queria pontuar aqui a necessidade da participação de um cadeirante no processo de licitação para aquisição de cadeiras de rodas”, pontuou.
O vereador Dedel Reis (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, parabenizou o secretário e toda a equipe pelo trabalho que vem sendo realizado. O vereador Vaninho da Rádio (União) aproveitou a oportunidade para sugerir a disponibilização de um Odontomóvel para atendimento das comunidades de Coqueiro de Monte Gordo, Jordão, Lagoa Seca, dentre outros. Por sua vez, o vereador Tagner (PT) sinalizou algumas demandas, dentre elas a da comunidade do Residencial Algarobas que precisa ir buscar atendimento no posto de Camaçari de Dentro. “São três quilômetros de distância e é preciso saber se há previsão de uma unidade mais próxima que possa atender mais de perto essa comunidade”, pontuou. Em resposta, o secretário afirmou que há previsão de ampliação da unidade localizada no Burisatuba, que poderá ofertar mais atendimento para a comunidade do Residencial Algarobas. Também usaram a palavra os vereadores Jamessom (União), Flávio Matos (União) e Vavau (PSB).