CamaçariCAPADestaque

Camaçari: Governo e CAF avaliam ações executadas no município por meio do programa

Para analisar os avanços e resultados conquistados ao longo de quase cinco anos do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari, na tarde desta quarta-feira (8), a administração municipal recebeu representantes da Corporação Andina de Fomento (CAF) para uma reunião de missão de segmento presencial. O encontro contou com a presença de técnicos da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP) e instâncias vinculadas ao programa. O diálogo ocorreu na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), no Centro Administrativo.

O prefeito Elinaldo Araújo participou da reunião que contou com a presença de membros da CAF, secretários municipais e demais profissionais das áreas de turismo, infraestrutura, educação, desenvolvimento econômico, dentre outros. Satisfeito com os resultados obtidos por meio das ações concluídas e em andamento, o gestor compartilhou que “tem a certeza que a cidade avançou. Essa parceria veio para ajudar a transformar Camaçari, principalmente na infraestrutura. Temos como exemplo, grandes obras como a duplicação do Viaduto do Trabalhador, Trevo da Cascalheira e Horto Florestal”, dividiu.

Na ocasião, foi realizada uma apresentação dos avanços e planejamento das ações. Entre os assuntos abordados, destaque para as atividades do componente de desenvolvimento socioeconômico; fortalecimento do setor educacional com foco na infraestrutura, equipamento tecnológico e reforma do sistema de ensino; modelagem do sistema de transporte; revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU); e do projeto executivo de requalificação do Centro Histórico.

Ao todo, Camaçari possui 43 ações concluídas e 27 para finalizar. Dentro do quantitativo dos projetos que estão em andamento, nove encontram-se em execução, nove estão na fase de desenvolvimento de projeto e nove na etapa de licitação.

Para 2023, o chefe do Executivo ainda destacou algumas das ações previstas para este ano, a exemplo da requalificação do Mercado de Monte Gordo; da Lagoa das Virgens, em Itacimirim; e do fortalecimento do turismo, com os projetos Caminhos do Mar, que vão contemplar as localidades de Guarajuba, Barra do Jacuípe e Itacimirim. “Os investimentos que vamos fazer agora, é equiparado com tudo que fizemos”, partilhou o gestor. A pretensão é que os novos projetos sejam iniciados dentro dos próximos meses.

Em um segundo momento, ocorreram considerações referentes a gestão socioambiental do programa; diálogo com a população diretamente impactada pelas ações, a exemplo de intervenções na infraestrutura do município; revisões administrativas; dentre outros tópicos. Os indicadores demonstram todo o esforço da prefeitura para executar o programa que exigem muita dedicação. Para tanto, a equipe tem correspondido aos critérios e durante a pandemia da Covid-19, o grupo gerenciador deu prosseguimento com o programa enfrentando todas as problemáticas sociais provenientes do cenário epidemiológico.  

A coordenadora da UGP, Ana Paula Almeida Boson, mediou o encontro e fez uma avaliação do primeiro dia da missão, bem como dos avanços adquiridos através da implantação do programa no município. “Hoje é um dia muito importante para a gestão, pois fizemos um demonstrativo dos grandes avanços do programa e alcançamos um percentual bastante positivo com mais de 50% das metas previstas concluídas nos campos da mobilidade, da educação, do turismo, do desenvolvimento econômico e da qualificação urbana. Pudemos destacar uma das obras estruturantes que está em andamento, como a requalificação do Mercado de Barra do Pojuca e das obras que estão para iniciar. O nosso objetivo é concluir com êxito o programa e se tornar referência em gestão pública”, detalhou Boson.

Participaram do encontro representantes das pastas municipais do Governo (Segov); Infraestrutura (Seinfra); do Turismo (Setur); do Desenvolvimento Econômico (Sedec); do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur); da Educação (Seduc); dos Serviços Públicos (Sesp); da Cultura (Secult); Procuradoria-Geral do Município (PGM) e Controladora-Geral do Município (CGM).

Nesta quinta-feira (9), a missão de segmento realizará visitas em obras concluídas e em andamento nas diversas comunidades da sede e costa da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram