Camaçari: Serin dá boas-vindas aos 45 novos alunos do curso básico de Libras
Nesta segunda-feira (13), 45 novos alunos do curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) estiveram presentes no auditório da Secretaria de Governo (Segov), para participarem do evento de abertura e primeira aula da 3ª turma, iniciante na formação. A iniciativa do projeto de alfabetização na linguagem da pessoa surda, é do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC), da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin).
O secretário da Serin, Dilson Magalhães Jr., que compõe o novo grupo de aprendizes, deu as boas-vindas à nova turma. “Que possamos aprender, porque é sempre bom. Meu desejo é que todos se formem, para que possamos ser cidadãos melhores. Aproveito para agradecer a toda gestão, que está fazendo com que este curso seja algo duradouro, garantindo que cada vez mais pessoas se capacitem em Libras”, completou.
Todo conteúdo explanado, no total de 60 horas/aulas, foi elaborado com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos participantes. A tradutora e intérprete de Libras, Kleide Moraes, que ministra as aulas desde a primeira edição, falou da metodologia aplicada no curso. “Trabalhamos de uma forma bem leve, menos teórica e mais prática, aplicando pesquisas, filmes e músicas”, explicou a especialista ao pontuar o que se pretende já no primeiro dia de aula, que “o participante saia no primeiro dia, trabalhando alguns sinais”.
A pedagoga Nadja Basílio, que trabalha na Diretoria Pedagógica da Coordenadoria de Inclusão da Secretaria da Educação (Seduc) também é professora no curso. Para ela, que há mais de 10 anos trabalha com a comunidade surda, a formação de mais uma turma significa, “mais sementes sendo plantadas. É um sonho antigo, se concretizando. Vê os servidores da Prefeitura sendo preparados para atender os surdos, com pelo menos o básico em Libras, é o que sempre buscamos.”
Iniciante no estudo de Libras, Marcela Rodrigues, de 32 anos, é moradora do Centro da cidade. Bombeira civil desde 2020, através do curso terá contato com os sinais pela primeira vez, efetivamente. Porém, curiosa e interessada, a socorrista, antes de ingressar no curso, começou a pesquisar na internet sobre o assunto. Falando sobre como esta oportunidade vai melhorar suas atividades profissionais, declarou, “em uma situação de atendimento a uma pessoa surda, conseguiremos prestar uma melhor assistência e direcioná-la para um cuidado mais rápido e avançado. Em caso de acidente ou em uma situação de mal-estar desta pessoa, conseguiremos entender como ela se sente e do que precisa”.
O curso básico de Libras para servidores municipais e entidades parceiras está em conformidade com o ordenamento do sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente, vítima ou testemunha de violência, estabelecido na Lei n.º 13.431, popularmente conhecida como Lei da Escuta Especializada ou Lei da Escuta Protegida, de 4 de abril de 2017. Com mais uma capacitação, espera-se ampliar a acessibilidade linguística dos cidadãos surdos e pessoas com deficiência auditiva nos serviços públicos e outras esferas da sociedade.
A formação, que acontece em parceria com o Núcleo de Formadores da Escuta Especializada e a Gerência de Serviços à Pessoa com Deficiência (Gedef) da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), já certificou 70 servidores municipais, que atuam na rede de proteção das crianças e adolescentes de Camaçari, e foram capacitados com noções simples de cumprimentos, acolhimento, cores e sentimentos, no contexto das violações dos direitos, em um cenário de violência.
Dando continuidade à programação elaborada para o mês de março, na terça-feira (14/3), das 9h às 17h, a equipe do PPAC estará na Escola Municipal Santo Antônio de Machadinho para mais uma oficina educativa, que vai contemplar centenas de alunos da região, com palestras, dinâmicas em grupo, entre outras atividades.