Camaçari: STT informa mudanças no trânsito e no transporte durante o Festival de Arembepe
Para garantir a segurança da população e foliões durante os dias do Festival de Arembepe 2023, que acontece de 17 a 20 de março, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari divulga o ordenamento programado. As medidas visam melhorar a mobilidade e trafegabilidade no transporte, trânsito, locais de estacionamento, carga e descarga, e bloqueios.
O órgão esclarece ainda que durante os quatro dias do festival, o efetivo operacional da STT irá trabalhar durante 24 horas, em equipes divididas por escala. Outra parte da equipe estará atuando na sede, no Terminal de Integração Sede e Orla (TISO) e na Rodoviária.
Caso necessite, o cidadão poderá entrar em contato com a STT, através da Central de Operações e Informações, nos números (71) 3622-7798 ou 3454-1877, para problemas no trânsito ou no transporte público.
TRANSPORTE
Nos dias da festa, o fim de linha que está situado no Terminal de Transbordo Professora Célia Campos será desativado, a medida é válida a partir das 8h da sexta-feira (17) até a madrugada da terça-feira (21). No período, o ponto de embarque e desembarque de passageiros será montado provisoriamente na Rua S, em frente à loja de material de construção, atrás do Posto de Informações Turísticas Nidindo, na entrada principal de Arembepe.
Já o ponto final dos ônibus do Transporte Público Coletivo, oriundos da BA-099, sentido Praça Isaac Marambaia (terminal de ônibus) será modificado para a Rua S, marginal à BA-099. Os passageiros deverão seguir as orientações dos agentes de trânsito no local, quanto ao embarque e desembarque.
A Rua S será destinada a parada e circulação dos ônibus intermunicipais e municipais, uma área de uso exclusivo do transporte público coletivo, sendo proibida a circulação e estacionamento de outros veículos motorizados não autorizados. O acesso de moradores, caso precisem acessar as garagens de seus domicílios ou lojas comerciais, será permitido desde que apresentem o comprovante de residência.
Com relação ao transporte público para a festa de Arembepe, ficou definido que entre os dias 17 e 19 de março a frota será ampliada e com horários de acordo a cada empresa: a Cooperativa União de Transportes (COOPERUNIÃO) e a Cidade das Águas terão ônibus a cada 30 minutos; e a Atlântico a cada 20 minutos.
CARGA E DESCARGA:
Só será permitida a operação de carga e descarga de mercadorias no circuito e imediações do evento até as 11h, antes do início das restrições previstas. Os veículos que se encontrarem realizando a ação em vias do circuito e imediações do evento deverão encerrá-las e sair do local, imediatamente, ao fim do prazo.
TRÂNSITO
Durante a concentração, o cortejo religioso e os desfiles dos blocos e das agremiações carnavalescas, ficará proibido o trânsito de veículos motorizados e/ou de tração animal na Rua Direta de Arembepe, trecho a partir da interseção com a Estrada do Coco (Rodovia BA-099) até a Praça das Amendoeiras.
O estacionamento será proibido nas ruas e locais: Direta de Arembepe e da Glória, em ambos os lados da via; Guilherme Machado e Terceiro Arraial de Arembepe, no entorno do Terminal de Transbordo Professora Célia Campos; Nivalda, que dá acesso à Caraúna; Lídia Coelho, Manoel Coelho, S e das Palmeiras, em ambos os lados; Arraial de Arembepe e do Piruí, no trecho do Hotel Tubarão, até o Tempero do Aye; no entorno das praças dos Coqueiros e das Amendoeiras; na Travessa Manoel Coelho, no trecho do Banco Bradesco; e na Rua Guilherme Machado. Está vetado ainda o estacionamento de veículos de pequeno porte nas áreas destinadas ao transporte público, devidamente autorizadas, conforme sinalização implantada.
A frente do Colégio Municipal Lídia Coelho Pinto estará reservada, exclusivamente, para o estacionamento dos veículos a serviço e de uso dos servidores da STT. Serão reservadas, exclusivamente, vagas de estacionamento para veículos transportando idosos e pessoas com deficiência, com a utilização da devida credencial, na via Direta de Arembepe, próximo ao antigo módulo policial.
Todo bloqueio das vias será feito de forma parcial, de acordo com a passagem dos blocos e/ou cortejo, conforme a necessidade, com materiais de sinalização provisório.