Inovação em cirurgia urológica, pioneirismo do HP na Bahia
Com histórico de pioneirismo e excelência, o Hospital Português (HP) traz para a Bahia a tecnologia mais avançada na atualidade para as cirúrgicas urológicas de enucleação prostática benigna. O Thulium Laser Enucleation (ThuLEP), produzido pela empresa Quanta System, é o método mais moderno disponível no mercado para tratamento minimante invasivo do crescimento da próstata. A tecnologia inovadora está em uso no Centro Cirúrgico do Hospital Português beneficiando pacientes e times cirúrgicos com rapidez, praticidade e segurança.
O moderno método ThuLEP garante um procedimento sem cortes, com redução expressiva do tempo de cirurgia e dos riscos de sangramento; alta hospitalar e recuperação mais rápida do paciente; baixo risco de infecção no pós-operatório; além de eliminar a necessidade do uso de sonda por dias, como acontece na cirurgia convencional. Para o especialista do Centro de Urologia do HP, Dr. Paulo Furtado, o método ThuLEP agrega novos benefícios significativos, como o baixo risco de reaparecimento dos sintomas e possibilidade de tratar próstatas de qualquer tamanho. “Na técnica a laser do HP, o adenoma causador de obstrução na uretra pode ser totalmente eliminado, gerando um risco raro de crescimento futuro da próstata. Esse é um avanço importante se compararmos com a cirurgia comum, que faz uma raspagem parcial do adenoma, sem retirada completa, possibilitando o retorno de sintomas em dois ou três anos”, pondera o médico.
A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), ou aumento benigno da próstata é uma condição masculina comum a partir dos 50 anos, que na maioria dos casos requer intervenção cirúrgica, devido à compressão exercida pelo adenoma sob a uretra, dificultando a passagem da urina. Os sintomas mais comuns da HPB são: o aumento da frequência urinária, episódios de urgência para urinar, a necessidade de levantar à noite para urinar, o enfraquecimento do jato urinário e a sensação de esvaziamento incompleto, que atrapalham a rotina e descanso do paciente. A cirurgia enucleação prostática benigna consiste na diminuição desse adenoma e descompressão da uretra, trazendo de volta a qualidade de vida para paciente.