Camaçari: Prefeitura participa de lançamento do laboratório para testes com o pré-sal no Senai Cimatec Park
A Prefeitura de Camaçari, através do vice-prefeito José Tude, participou nesta quinta-feira (13), do lançamento do Laboratório de Desenvolvimento de Produção (LPD), que será um dos mais avançados do mundo para realização de testes nas áreas de óleo e gás, em condições do pré-sal, tendo previsão para começar a funcionar em 2024. O evento aconteceu no Senai Cimatec Park, instalado no Polo Industrial de Camaçari.
Com investimento de cerca de R$ 500 milhões, o LPD é um projeto realizado pelo Senai Cimatec, em parceria com a Petrobrás, a Shell e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), com o objetivo de desenvolver e qualificar novas tecnologias, equipamentos e sistemas para exploração, pesquisa e produção de petróleo, atendendo os setores da indústria de petróleo e gás, química, aeroespacial e automotiva.
De acordo com o vice-prefeito, que durante o discursos falou do crescimento da área da indústria no município, Camaçari vai ganhar muito com a instalação do laboratório. “O Senai Cimatec em Camaçari está de parabéns, em tão pouco tempo conseguiu desenvolver muitas coisas importantes, criando oportunidades para empresas e empregos. Hoje, estamos aqui em um lançamento importantíssimo, com a certeza do avanço da tecnologia principalmente no setor de petróleo e gás”, disse Tude.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, a chegada do LPD, irá fortalecer a indústria nacional impactando na geração de emprego e renda e desenvolvimento. “O sentimento por tudo que está acontecendo é de reconhecimento e gratidão, por tudo que alcançamos neste momento”, afirmou.
Fazendo uma explanação sobre como vai funcionar o LDP, o diretor de operação do Senai Cimatec, Luis Breda, ressaltou que o local será um dos laboratórios mais avançados do mundo, capaz de realizar testes de sistema integrado em um poço de 300 metros de profundidade. “Eu queria destacar que com a infraestrutura que está sendo montada, toda a parte de utilidades, a conexão com o ecossistema do Senai Cimatec Park, isso traz para a gente um potencial de trazer diversos tipos de unidades de testes para o desenvolvimento tecnológico aqui”, falou Breda.
O Senai Cimatec Park foi inaugurado em 2019, numa área de 4 milhões de metros quadrados. O campus está na terceira etapa de ampliação, e prevê em até 30 anos, cerca de mil edificações no local (atualmente são 11 galpões industriais), uma avenida do conhecimento com universidades parceiras, centros de pesquisa, startups e um parque empresarial com empresas que demandem infraestruturas customizadas para testar novos projetos.
Também estiveram presentes no evento, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas, autoridades militares, além de representantes do Governo do Estado e do setor industrial de todo o país.