CamaçariCAPADestaque

Camaçari: Construção de equipamentos públicos é solicitada na 11º Sessão Ordinária

Foram apreciadas e aprovadas, na 11º Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (18), na Câmara Municipal de Camaçari, indicações voltadas para a construção de equipamentos públicos para oferta de serviços de saúde e educação. Ainda na pauta, foram lidas duas mensagens encaminhando projetos de lei do Executivo Municipal, um criando o Fundo Municipal de Trânsito e Transporte (FMTT) e o outro tratando do Programa Orientador de Trânsito e Transporte Público.

O vereador Dedel Reis (Republicanos) solicitou, através da Indicação No 227/2023, a construção de um Posto de Saúde da Família (PSF), em Mutirão de Catu de Abrantes. Na justificativa, o parlamentar disse que na região tem crescido o número de conjuntos habitacionais. “Hoje temos aproximadamente 14 mil habitantes só naquela comunidade para atendimento em um PSF. A lei diz que uma localidade que passa dos 10 mil habitantes, se faz necessário duas equipes para esse atendimento. Sendo assim, existe sim necessidade da implantação de uma segunda equipe. Mas a comunidade solicita a construção de mais um PSF, pois o local é o que mais cresce”, explicou.

Já o vereador Vavau (PSB) é autor da Indicação No 251/2023, que pediu a construção de uma Escola do Ensino Médio de tempo integral, em Barra do Jacuípe, na orla de Camaçari. “É muito importante esse equipamento, porque ali temos um conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida com 2.700 casas e será muito importante para a gente acabar com essa situação que vivemos hoje, de transporte escolar superlotado. Eu recebi queixas de que alguns alunos estão vindo em pé do Bosque do Guaraípe, da Boa Esperança, do Caminho do Mar, Caminho do Rio e do Canto do Sol. No entorno de Barra do Jacuípe, temos 60 loteamentos e é o momento de pensarmos que ali já cabe uma escola a nível estadual”, salientou.

Em outra área, o vereador Júnior Borges (União) apresentou a Indicação No 255/2023, pensando em garantir para aos moradores do Loteamento Yeda Barradas Carneiro, no bairro Ficam II o direito à regularização fundiária, que pede ao Governo da Bahia, através do órgão de Habitação e Urbanização da Bahia (URBIS), a entrega das escrituras públicas dos imóveis. “Nós sabemos que essas casas da URBIS, os proprietários teriam que pagá-las e muitos desses não conseguiram quitar. Agora é necessário que o Estado possa fazer o procedimento da entrega desses documentos oficiais para esses moradores que vivem lá nesses conjuntos habitacionais. Sabemos que tem outras localidades no município com o mesmo problema e é importante que a gente traga esse assunto para essa Casa e cobre do Estado essas ações para trazer para a população dignidade para sua moradia”, defendeu.

O vereador Niltinho (PSDB), por sua vez, solicitou a reforma da Praça da Cultura, que fica localizada ao lado do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUS), no bairro Phoc III, devido à degradação com o tempo. A matéria foi oficializada através da Indicação No 243/2023. “Aquele equipamento tem quase quatro anos que foi construído e nós sabemos que naturalmente as coisas vão se desgastando, e por isso a necessidade de revitalizar aquele espaço, a pedido da comunidade”, disse.

Nos assuntos gerais, o único parlamentar inscrito foi o vereador Manoel Filho (PDT), que chamou a atenção da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para os buracos deixados nas vias, após a realização de serviços na costa. “É a Prefeitura Municipal fazendo e a Embasa desfazendo. Isso não pode acontecer. Lá em Barra do Jacuípe tem várias ruas escavacadas, esburacadas. E a gente que está lá na ponta é que sofre, porque o povo cobra do vereador. Mas é necessário que esta Casa e também o Poder Executivo cobrem a reparação dos danos que vem deixando em nossa cidade”, exaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram