Antessala de Lula foi arrombada após vândalo ter certeza de registro da cena
Vídeo do circuito interno da presidência mostra homem chutando porta de antessala de Lula.
Imagens do circuito internet de segurança do Palácio do Planalto revelam que um homem esperou um correligionário chegar ao mesmo local que ele com uma câmera fotográfica para registrar o momento em que arrombou a porta da antessala da presidência da República em Brasília. A cena aconteceu no dia 8 de janeiro, quando apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram a sede dos três poderes.
Os vídeos foram revelados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e mostram que o homem só chutou a porta de vidro após estar ciente que sua ação seria gravada por outra pessoa —no caso, um repórter fotográfico da agência de notícias Reuters.
As imagens das 33 câmaras, que têm duração de 160 horas, também mostram ministros e o presidente Lula no do Palácio do Planalto, após a liberação do prédio.
Vídeos mostram os integrantes do Executivo circulando no terceiro andar do palácio, local em que despacha o presidente e a que os invasores tiveram acesso.
Lula aparece na antessala de seu gabinete e gesticula, demonstrando indignação a seus interlocutores. Ele está acompanhado do seu fotógrafo e secretário de Audiovisual, Ricardo Stuckert, e seguranças.
Depois, aparecem nas imagens o ministro Flávio Dino (Justiça), José Múcio (Defesa) e Rui Costa (Casa Civil). O terceiro foi o último a chegar, puxa Dino pelo braço e leva os colegas para outro local. Dino e Costa demonstram irritação.
Os líderes do governo no Senado e no Congresso, Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também aparecem na antessala presidencial, ao telefone. O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, aparece no canto da imagem.
A chegada de Lula e dos ministros no terceiro andar ocorreu entre as 21h20 e as 22h20. As imagens da antessala presidencial foram o estopim da crise que culminou na queda do então ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Gonçalves Dias.
Lula havia pedido ao general para ver o conteúdo das câmeras que estavam em frente ao seu gabinete, mas o general disse que estavam quebradas, conforme foi informado pela sua equipe.
O gabinete de Lula, que estava trancado, não foi invadido pelos vândalos.
Fonte: BNews.