Projeto Zoo Noturno volta a acontecer no Zoológico de Salvador
Administração do Parque Zoobotânico informou que inscrições para o próximo encontro já foram encerradas e novas datas serão abertas em breve.
Depois um ano sem acontecer, o projeto Zoo Noturno está de volta ao Jardim Zoológico de Salvador. A má notícia é que as inscrições para os dois dias programados do evento já estão esgotadas. Porém, segundo a administração do parque, o setor de educação ambiental já está planejando dar continuidade ao projeto durante todo o ano.
Os sortudos que conseguiram uma vaga nos encontros vão poder conhecer as espécies da biodiversidade brasileira que possuem hábitos noturnos. Segundo Samantha Grimaldi, bióloga do Jardim Zoológico de Salvador, o público poderá ver alguns mamíferos, entre eles os felinos de pequeno porte, cães de médio e grande porte e outros animais que são surpresa.
“São aqueles animais que as pessoas passeiam durante o dia no zoo e não veem e ficam imaginando que não tem o animal, mas ele está ali descansando. Então a gente vai poder conhecer esses animais no passeio noturno. O zoológico de Salvador tem, por exemplo, o maior cão das Américas, que é o lobo-guará. Também poderemos contemplar nove espécies de felinos, dos 10 registrados no Brasil”, conta a bióloga.
O Jardim Zoológico de Salvador tem 3km de percurso, 74 recintos e mais de 1.400 animais, entre aves, répteis e mamíferos. No passeio noturno o público faz metade desse percurso e visita cerca de 30 recintos. Samantha Grimaldi chama atenção para alguns cuidados que devem ser tomados pelos visitantes.
“É um passeio noturno e por isso temos algumas restrições. A gente pede público a partir de 7 anos de idade, os menores precisam estar acompanhados por responsáveis, grupos de no máximo 15 pessoas. Os animais merecem respeito, são vidas. Vão ter animais que estarão dormindo e a gente vai precisar passar em silêncio, por exemplo. Existem regras de visitação, por motivos de segurança, inclusive”, alerta.
Os passeios programados acontecem por agendamento, das 18h às 20h. O próximo encontro vai acontecer no dia 10 de maio. Segundo a administração do Zoológico, por conta da alta procura pela visitação, novas datas do passeio serão divulgadas em breve.
Fonte: IBahia.