CamaçariCAPADestaque

Camaçari: Seduc dialoga com representações da sociedade sobre cadernos pedagógicos

Os produtos que resultam do processo de implementação do Sistema Próprio de Ensino de Camaçari, com especial atenção aos novos cadernos pedagógicos personalizados, foram o tema da reunião promovida pela Secretaria da Educação (Seduc) e pelo Conselho Municipal de Educação (CME), com participação da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, na tarde desta terça-feira (16). O encontro oportunizou o compartilhamento do que está sendo produzido na rede, através da parceria com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), bem como a continuidade da coleta de novas contribuições para as atividades em andamento.

A reunião, classificada como sessão extraordinária pelo CME, reuniu mais de 15 representações de entidades que, dentro da estrutura organizacional do conselho, garante a participação diversificada da sociedade nas discussões referentes aos materiais didáticos que serão utilizados em sala de aula. A secretária da Educação, Neurilene Martins, destaca que a reestruturação do Sistema Próprio de Ensino é um processo colaborativo e participativo em sua essência. “Nessa reunião, o Icep é convidado a fazer uma grande exposição do status desses produtos, evidenciando o fato de que todos eles são influenciados pelas narrativas e peculiaridades de Camaçari nas suas múltiplas dimensões”, ressaltou.

O presidente do CME, Juipurema Sandes, reafirmou a importância da participação das entidades representativas da sociedade na formulação das propostas educacionais para o ensino público. “A ideia é que escutemos o Icep sobre o que foi realizado até aqui e também as projeções. Concomitantemente, esse encontro se torna também um espaço de contribuição para a produção dos cadernos, que vão trazer muito da realidade local. Esse colegiado tem representações dos sindicatos, da Diretoria Pedagógica, do Conselho Tutelar, das escolas particulares, dos estudantes, familiares… essa diversidade é positiva, no sentido de conseguir reunir vários segmentos da sociedade nessa colaboração”, avaliou.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Jamessom, ao lado da vereadora Professora Angélica, membro da mesma comissão permanente, aprovou a iniciativa, sobretudo por integrar a sociedade no processo de construção desses materiais. “Esses cadernos são um avanço significativo, um material que traz características e informações sobre a cidade, promovendo a valorização dos aspectos sociais e culturais de Camaçari. Fiquei feliz em ver a sociedade representada nesse encontro, e por poder deixar também a minha contribuição”, afirmou o parlamentar.

O gabinete da Seduc foi representado pelo subsecretário Francisco Lima Junior e também contou com a presença do diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Marcio Vila Flor; a diretora pedagógica, Hosana Gonçalves; a coordenadora de Currículo, Yuri Dias; além da diretora pedagógica do Icep, Elizabete Monteiro; de integrantes das equipes técnica e representações sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram