CAPADestaquePolítica

Moção de Pesar por morte de mãe e filho na Estrada do Coco gera comoção na Câmara

Aconteceu, na manhã desta quinta-feira (18), no plenário Osvaldo Nogueira, a 17ª Sessão Ordinária, na qual os parlamentares trataram de diferentes temas para benefício da população camaçariense. Foram encaminhados para análise nas comissões quatro projetos de lei, sendo três do Poder Executivo e um de autoria do Poder Legislativo. Os vereadores aprovaram 21 indicações sobre os mais variados temas, como infraestrutura urbana e melhorias em áreas de lazer, acessibilidade, meio ambiente, trânsito e geração de empregos. 

Uma dessas indicações foi a de Nº 299/2023, de autoria do vereador Vaninho da Rádio (União), solicitando a pavimentação asfáltica da Rua da Biriba, no bairro do Palheiro, no distrito de Monte Gordo. “Aquela região de Palheira está contemplada com a colocação do asfalto para esses dias, porém a rua da Biriba não está dentro do projeto de pavimentação”, explicou o parlamentar. A indicação foi aprovada por unanimidade. 

Também foram aprovadas duas indicações direcionadas ao Governo Federal. As indicações de No Indicação No 213 e 267/2023, direcionada à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), solicitaram a instalação de antenas de telefonia móvel para a estrada da Cascalheira (BA-531) e para a região da Nascente do Capivara, ambas de autoria do vereador Tagner (PT). “Para o parlamentar, é um absurdo existirem trechos da Via Cascalheira sem nenhum sinal telefônico. “O mesmo acontece na área do Bairro Novo, onde temos mais de 10 mil pessoas sem um sinal decente de celular”, afirmou.

Também foi aprovada a Moção de Pesar No 011/2023 à família de Tamires dos Santos da Silva e David Levi Cardoso dos Santos, em razão do falecimento deles no dia 16 de maio, em acidente ocorrido na Estrada do Coco. A matéria gerou grande comoção entre os vereadores. A moção foi defendida por seu autor, o vereador Samuka (Cidadania), que ofereceu condolências à família das vítimas. Ele ainda registrou seu repúdio à Concessionária Litoral Norte (CLN), pelo descaso com que tem tratado a população.

Diferentes vereadores utilizaram da tribuna para defender a matéria e sugerir meios de questionar e responsabilizar a CLN pela falta de passarelas e de iluminação nas vias, tema que será debatido em audiência pública a ser realizada futuramente. O presidente da Casa, vereador Flávio Matos (União), pediu a todos um minuto de silêncio pelas vítimas. 

Na Ordem do Dia a Casa aprovou em primeira discussão e votação o PL Nº 83/2023 de autoria do vereador Jamessom (União), que dispõe sobre as vagas especiais de estacionamento para as diferentes necessidades de acessibilidade. Já em segunda discussão e votação foram aprovados PLs do executivo, um de Nº 1109/2023, criando o Fundo Municipal de Trânsito e Transporte, e o de No 1110/2023, criando o Programa Orientador de Trânsito e Transporte Público. Por fim foi aprovado um substitutivo ao PL nº 019/2023, de autoria do vereador Jamessom.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram