CamaçariCAPADestaque

CER II continua avançando e transformando vidas em Camaçari

Com cerca de 3 mil usuários ativos e 1.300 atendimentos em média, por mês, o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II), ampliado pela Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari em 2021 e instalado em um espaço que permitiu a implantação de novos consultórios e ginásios de reabilitação, continua avançando e transformando vidas em Camaçari.

A coordenadora do CER II, Clarice Curvelo, explica que para ter acesso pela primeira vez aos serviços ofertados pelo centro, o cidadão precisa ser referenciado pela atenção básica e rede hospitalar. “A partir daí, o paciente é cadastrado em uma das vagas de acolhimento no sistema CRM, que pode ser agendada em todas as unidades de saúde. Uma vez acessando, e se for perfil para o CER II, o paciente será matriculado e acompanhado integralmente na unidade, através da agenda interna”.

Funcionando ao lado do Sesau Fila Zero, atrás do antigo Bompreço, atualmente o espaço conta com 10 consultórios e quatro ginásios de reabilitação para adultos e crianças. No espaço, ocorre o acompanhamento para reabilitação física e intelectual, tanto adulto quanto pediátrico.

Mãe da pequena Valentina, 7 anos, Josiane Santos da Silva ressalta a importância do serviço. “Ela começou a ser atendida aqui no CER há cinco anos. Ela não andava direito, caia toda hora, porque andava somente na ponta dos pés. Ela também não falava direito e tinha muita dificuldade em interagir. Hoje, me emociono ao falar desse serviço. Porque, também graças a ele, minha filha está andando bem, falando e interagindo com todos. Sou grata a todos dessa equipe”.

No CER II são ofertadas consultas com neurologia adulto e infantil, ortopedia, neonatologia, pediatria, fisioterapia adulto e infantil, nutrição, enfermagem, serviço social, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, bolsas de colostomia, reabilitação de amputados, entre outros.

Avó de Laura Queiroz, 9 anos, dona Marilene Nascimento de Souza afirma que, “desde bebê ela é acompanhada pelo CER. Aqui, sempre fomos muito bem-acolhidas e o trabalho da equipe é feito com muita dedicação. Vejo amor e cuidado com minha neta em tudo que eles fazem”.

Entre os usuários atendidos pelo CER II estão pacientes de reabilitação física adulto e infantil, prematuridade, múltiplas fraturas, amputações, reabilitação de AVC, autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down, Parkinson, entre outros.

Também usuário do CER II, em tratamento após sofrer um AVC, Ricardo Carvalho, 33 anos, sabe bem a importância do serviço depois de ser atendido por uma equipe multiprofissional composta por terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, psicóloga, neurologista e fisioterapeuta. “Minha nota para todos aqui é 10. Se hoje eu consigo falar e tenho alguns movimentos restabelecidos, mesmo com dificuldades ainda, eu devo a dedicação dessa equipe também. O cuidado deles comigo tem sido fundamental para minha reabilitação”.

O cadastramento para pacientes cadeirantes receberem suas cadeiras de rodas, atendimento a paciente ostomizado e entregas de bolsas de colostomia, são exemplos de outros serviços ofertados pelo centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram