Camaçari: Vereadores participam de lançamento de novo programa de marcação da regulação municipal
A Câmara Municipal de Camaçari marcou presença na coletiva de imprensa realizada pela Prefeitura Municipal, na tarde da última quarta-feira (24), em que a Secretaria de Saúde (Sesau) lançou o programa Marcação Integrada. O novo sistema, implementado na regulação dos atendimentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vai funcionar através de uma lista única virtual, que visa democratizar a oferta de consultas e exames.
O presidente da Casa Legislativa, vereador Flávio Matos (União), defendeu ressaltou que o novo sistema trará mais equidade e agilidade para o serviço. Para ele, a política pública de saúde deve ser para todos e que é preciso acabar com as interferências e privilégios. “Qual é a prioridade da saúde, se não for atender bem e de porta aberta a população, de maneira democrática e de acordo com a urgência do paciente? Venho pautando com os vereadores, para que a gente tenha uma interferência positiva na pasta da saúde, que seja uma lista única responsável e com a prioridade real. E quem deve dar essa prioridade é o médico”, afirmou.
Ainda segundo Flávio Matos, é preciso credibilizar o serviço público de saúde. “Como parlamentares, seguiremos agindo com a prerrogativa que o povo nos deu, que é a de fiscalizar se efetivamente esse novo sistema está sendo cumprido, acompanhando de perto. Aí sim, tenho certeza que o povo vai sentir na pele essa mudança positiva, porque teremos a diminuição de pessoas buscando as nossas unidades de urgência e emergência”, complementou.
O líder da Bancada do Governo na Câmara, vereador Júnior Borges (União), acredita que o novo programa é um “laboratório inicial”, mas é importante que o sistema mude. “O atual formato está parado há praticamente 17 anos e ele já não suporta mais, está colapsado, e todo mundo sofre com isso. Nós sofremos, por exemplo, porque nossos entes queridos, amigos, conhecidos, vão para as unidades de saúde e nós ficamos de mãos atadas, porque não é de nossa competência agendar, dar um jeitinho, priorizar algum atendimento. A Prefeitura, a Secretaria de Saúde e a Casa Legislativa precisam desse norte, a gestão está buscando que o serviço público seja de fato universalizado”, exaltou.
Para o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Dedel Reis (Republicanos), é de suma importância a implementação do sistema, pelo fato de ser uma lista única virtual, evitando filas nas unidades de saúde. “A saúde não anda sem tecnologia e esse novo programa Marcação Integrada vai trazer mais agilidade e segurança para o povo. O serviço público deve ter mudanças e melhorias contínuas. E esse formato de agendamento vai trazer melhorias no atendimento a nossa população”, concluiu.
—