Camaçari: Museu UNICA recebe turma do Projeto Adolescente do Futuro
Um grupo de 50 alunos da Rede Pública Municipal de Ensino da Costa de Camaçari participou de visita ao Museu de Ciência e Tecnologia UNICA, na tarde desta terça-feira (6). O evento integra atividade formativa em Inovação e Tecnologia, do projeto Adolescente do Futuro. Nos dias 14 e 15/6 mais dois grupos, compostos por 50 estudantes, cada, visitarão o espaço, localizado na Cidade do Saber.
Para Cristiana Ramalho, pedagoga e agente do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), e também coordenadora do projeto Adolescente do Futuro, a visita a um equipamento como o UNICA promove a oportunidade dos jovens interagirem de forma lúdica, com ferramentas pedagógicas no contexto da ciência e da tecnologia, ao aliarem teoria à prática. “Nessa edição do projeto, a gente priorizou trazê-los, primeiro pela dificuldade de acesso, dado que a maioria ainda não conhecia o espaço. A segunda razão é que esse equipamento permite o acesso a experiências que muitas vezes eles só conhecem na teoria”, reconheceu.
Alisson Moura, estudante do 9º ano da Escola Municipal Catu de Abrantes, foi um dos jovens que visitaram o museu pela primeira vez. “Tô achando muito legal. Primeiramente, tudo o que eu vejo é fantástico, né?”, disse ele, ao revelar, também, que o projeto Adolescente do Futuro tem lhe ajudado como um todo. “Junto com os outros módulos, como no encontro anterior, me ajudou a fazer meu currículo”, explicou o jovem de 15 anos.
Outra aluna que ainda não conhecia o UNICA foi Monaliza de Jesus, 15 anos, estudante do Centro Educacional Tancredo Neves. Moradora de Jauá, já tinha ouvido falar do equipamento. “É a primeira vez que venho, e essa experiência tá sendo diferente, muito legal. Esse programa [Adolescente do Futuro] está me dando conhecimentos que eu não sabia, como tudo isso aqui ligado à tecnologia”, pontuou a aluna do 9º ano.
Mais inteirada, a jovem de 14 anos, Joana Rodrigues, moradora de Vila de Abrantes e estudante do 9º ano do Centro Educacional Marquês de Abrantes, disse visitar o UNICA desde que era ainda uma criança. Ela acredita que o equipamento pode ajudar os demais colegas que, em grande parte, nunca tinham ido até o museu. “Já vim aqui umas três vezes, e acho que essa visita pode ajudar bastante quem nunca tinha vindo aqui. Mesmo pra mim, é muito válida essa nova visita”, afirmou, como quem reconhece que sempre há algo novo a ser aprendido. Ao todo, nove instituições de ensino estão envolvidas no projeto, são elas: as escolas municipais Catu de Abrantes, Thomaz Camilo, Professora Lídia Coelho Pinto, Caminho do Mar e Amélia Rodrigues, e os centros educacionais Marquês de Abrantes, Tancredo Neves, Darcy Ribeiro e Barra do Pojuca. A coordenação é da Secretaria da Educação (Seduc), por meio do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), com apoio da Secretaria da Cultura (Secult).
O propósito das atividades é constituir mobilizadores nas comunidades escolares, a partir de cinco eixos formativos: Economia Criativa; Inovação e Tecnologia; Formação para o Mundo do Trabalho; Empreendedorismo Jovem; e Educação, Saúde e Assistência Social. O projeto também prevê visitas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.