Atletas indígenas participam de competição internacional de jiu jitsu
O mesmo dia, acontece a Copa Lauro de Freitas de Taekwondo na Arena de Esportes da Bahia.
Com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), vinte atletas indígenas do povo Tupinambá da Aldeia Serra do Padeiro, no município de Una, participaram do evento Prime Jiu Jitsu, competição internacional da modalidade, que aconteceu neste domingo, 11, a partir das 9h, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. Ao todo, 300 atleta participaram da competição.
A solicitação de transporte para os atletas, por meio da Sudesb, foi feita pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOÌBA), em parceria com a Federação Baiana de Jiu Jitsu e MMA (FBJJMMA), que os convidou para disputar o evento do domingo, organizado por eles. No dia 21 de maio, 14 atletas da aldeia já haviam participado do evento Brasil Cup Jiu Jitsu, em Salvador, e conquistaram 13 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e quatro de bronze.
Taekwondo – A Arena de Esportes da Bahia sedia a Copa Lauro de Freitas de Taekwondo neste domingo, 11, das 9h às 17h. Cerca de 350 atletas disputaram as categorias fraldinha, mirim, infantil, cadete, juvenil, adulto, master e parataekwondo nas modalidades de luta, quebramento e forma.
Segundo Márcio Mascarenhas, presidente da Federação Esportiva Baiana de Taekwondo, que organiza o evento, com apoio da Sudesb, a competição é de grande importância para o cenário baiano. “Aqui são revelados os atletas que podem despontar também no cenário nacional, como já aconteceu. Além de Salvador e Lauro de Freitas, várias cidades do interior estarão presentes, como Porto Seguro, Coroa Vermelha, Vera Cruz, Canaã, Iguaí, Feira de Santana, Camaçari e Dias D’Ávila”, comenta.