Salvador: Programa Corra pro Abraço inaugura Centro de Referência em Redução de Danos e População em Situação de Rua nesta quinta
O equipamento tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.
O Corra pro Abraço, programa vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), inaugura, nesta quinta-feira (15), às 15h, o Centro de Referência em Redução de Danos e População em Situação de Rua Maria Lúcia Pereira, equipamento estadual que tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica extrema.
Com atividades de demanda aberta e abrangência estadual, o Centro presta atendimento a populações vulneráveis, como pessoas em situação de rua e\ou afetadas por problemas relacionados ao uso abusivo de drogas, bem como pessoas em conflito com a lei que necessitam de orientação jurídica. Dentro do espaço funcionará, também, a sede administrativa do Programa, o Observatório de Políticas sobre Drogas da Bahia e o Núcleo de Inclusão Social (NIS).
O equipamento dispõe de equipe multidisciplinar composta por redutores de danos, psicólogos, assistentes sociais, educadores jurídicos e arte-educadores, que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica através da escuta singularizada, identificando as demandas e os caminhos possíveis para resolução ou mitigação de questões relacionadas a esse público em específico.
Os atendimentos prestados no Centro de Referência levam em consideração serviços públicos ofertados pela rede municipal e estadual, bem como iniciativas da sociedade civil, que são acionados, quando necessário, para que beneficiários do Programa tenham a plenitude de seus direitos, enquanto cidadãos, garantidos, no âmbito das políticas públicas do Estado.
Redução de Danos
A estratégia de redução de Redução de Danos (RD) é uma das ferramentas político-pedagógicas utilizadas no programa Corra pro Abraço. A abordagem traz uma perspectiva diferente e inovadora no acolhimento de pessoas que fazem uso abusivo de drogas.
A metodologia extrapola a relação saúde-doença, considerando também os danos sociais relacionados ao consumo de drogas, como a estigmatização dos usuários/as, a violência e o racismo institucional.
A RD é uma alternativa às abordagens que excluem usuários que não têm como meta exclusiva a abstinência do uso de substâncias psicoativas. O objetivo é diminuir as consequências adversas do uso de drogas, legais ou não, respeitando os limites e o processo de vida de cada indivíduo.
Arte-Educação
Dentro do escopo das ações do Programa Corra pro Abraço, o Centro de Referência realiza oficinas de arte-educação voltadas tanto para a população em situação de rua, bem como para jovens em contexto de vulnerabilidade em decorrência da criminalização das drogas. O equipamento oferece oficinas de teatro, música, leitura, escrita, atividades esportivas, acesso a bens culturais e cursos para qualificação profissional.
Observatório
O Observatório Baiano de Políticas sobre Drogas atuará no âmbito do Programa Corra pro Abraço, por meio do Centro de Referência em Redução de Danos e População em Situação de Rua Maria Lúcia Pereira.
O dispositivo tem como objetivo conhecer, ampliar, e divulgar as estatísticas do uso de drogas em municípios baianos, dados que poderão ser usados para subsidiar a formulação e implementação de políticas sobre drogas no estado da Bahia.
O programa
O Programa Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), que atua, desde 2013, na promoção da cidadania e garantia de direitos de pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contextos de vulnerabilidade, ou afetadas por problemas relacionados à criminalização das drogas.