BahiaCamaçariCAPADestaque

Camaçari: Moradores de Abrantes participam da 7ª oficina para revisão do PDDU

Moradores da localidade de Vila de Abrantes participaram, nesta terça-feira (27), da sétima oficina dedicada à elaboração e revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e dos códigos Urbanísticos, Ambiental e de Obras, promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), a iniciativa teve como objetivo, ouvir as demandas da população e incorporá-las ao processo de revisão do plano.

Durante o encontro, realizado na Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo, os cidadãos puderam expor suas preocupações e sugestões relacionadas ao desenvolvimento urbano da região. Questões como infraestrutura, mobilidade, saneamento básico e preservação ambiental estiveram entre as principais discussões. A participação ativa da comunidade foi enaltecida como uma oportunidade para a construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados por Vila de Abrantes.

Participando pela primeira vez do encontro, o músico Lucas Freitas, nativo da localidade, ressaltou a importância da iniciativa. “Eu nunca participei de nada do PDDU. Na verdade, eu nem sabia como é que funcionava. Vim para entender melhor e gostei muito de poder participar, de expressar nossa opinião sobre muitas coisas que podem ser feitas no nosso município. É um momento onde podemos dar a nossa opinião sobre as coisas que necessitamos. Queria que acontecesse mais vezes. Espero que através disso, as coisas melhorem aqui na nossa comunidade”, disse.

Morador do Loteamento Recanto de Abrantes, o historiador José Fernando também parabenizou a gestão pela iniciativa. “Foi muito produtivo. Nós nos unimos e demos os subsídios que é fundamental para a elaboração do PDDU, levando em consideração o atraso que o nosso município tem com essa revisão, que a cada 10 anos deve ser feita na cidade. Com fé em Deus, a comunidade de Camaçari e de Vila de Abrantes vai se sentir gratificada com a conclusão desta revisão”, frisou.

A revisão do Plano Diretor é uma medida importante para garantir um crescimento sustentável e harmonioso do município. Levando em conta as demandas e expectativas da população, o documento será ajustado para contemplar a melhoria da qualidade de vida dos moradores e a preservação das características culturais e ambientais da localidade.

Para a pedagoga Juliane Teixeira, a realização da oficina na comunidade beneficia os moradores. “Eu acredito que a realização deste encontro foi produtiva. Nós moradores, pudemos relatar alguns dos problemas existentes aqui, fazendo a ligação com os cinco Pilares da Sustentabilidade. E eu acredito que a partir desses relatos, possam surgir novos projetos que beneficiem a todos que vivem aqui e na região”, concluiu.

A participação dos moradores foi considerada fundamental para enriquecer o debate e garantir que as políticas públicas estejam alinhadas com as necessidades da comunidade. A expectativa é que a revisão do plano contribua para o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida em Camaçari.

Presente em todas as oficinas, a titular da Sedur, Andréa Montenegro, salientou a importância da participação da população nas discussões. “Fico muito feliz com a participação dos moradores de Vila de Abrantes neste debate. É um momento importante para uma comunidade que participa ativamente das questões que envolvem esta localidade. Hoje é um momento em que os munícipes puderam discutir as diretrizes para o lugar onde vivem”, destacou.

Também estiveram presentes na sétima oficina, a secretária da Mulher (Semu), Fafá de Senhorinho, e os vereadores Gilvan Souza e Dedel Reis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram