Festas de São Pedro fecham programação junina de 2023 em Camaçari
Os festejos juninos em Camaçari encerraram no sábado (8), em mais um dia de homenagens a São Pedro. Munícipes e visitantes prestigiaram as tradicionais comemorações ao padroeiro dos pescadores, que aconteceram nos bairros Parque Satélite, Parque Verde II, Parafuso e Residencial Caminho do Mar, este último na costa. A iniciativa da Secretaria de Governo (Segov), realizada por meio da Coordenação de Eventos, teve início no dia 3 de junho passado.
O vice-prefeito, José Tude, foi uma das autoridades municipais que marcaram presença no último dia de festejos na cidade. Após participar de várias celebrações religiosas, que aconteceram em comunidades católicas, no Parque Satélite Tude afirmou, que “não poderia deixar de vir neste dia final das comemorações a São Pedro. Aproveito para agradecer às milhares de pessoas que estão aqui, hoje, para fazer esta festa inesquecível”.
A banda Dois Amores embalou uma multidão no Parque Satélite. Foi ao som das vozes de Erick Reys, Willian Ramires e Thiago Sena, que milhares de pessoas se despediram dos festejos juninos de 2023. Se apresentando na localidade pela primeira vez, os vocalistas declararam que “sempre que viemos para Camaçari ficamos muito felizes, porque foi onde tudo começou. Para hoje, preparamos um repertório para amar e se divertir. O povo camaçariense sempre nos recebe de braços abertos, então, hoje tem repertório exclusivo, para fechar, com muito prazer, esta festa maravilhosa”.
Cumprindo com o objetivo de promover e fortalecer os agentes culturais camaçarienses, as celebrações aos santos católicos, que aconteceram na sede e costa do município, abriram os palcos também para que artistas como Adriano Reis, divulgassem seu talento musical. O cantor, que mora na Gleba B, e também se apresentou no palco principal do Camaforró e São Pedro da Gleba C, comentou que “com esta oportunidade, nós nos sentimos valorizados. Só temos a agradecer, pois é com este trabalho que eu e meus músicos levamos o pão para casa”.
As festas mais amadas dos nordestinos são oportunidades de entretenimento e diversão, mas também garantem renda extra para muitas pessoas. Conhecido também como o protetor das viúvas, porteiro do céu e o santo da chuva, para a dona de barraca de lanches e bebidas, Aurelina Cosme, 69 anos, “São Pedro também é o santo dos barraqueiros e ambulantes”. A comerciante, que disse estar satisfeita com o resultado das vendas, completou, “com a ajudinha do nosso santo, vamos levar um dinheirinho para casa”.
Formado por pessoas de várias idades, o público forrozeiro marcou presença na última noite de festas nos bairros. Moradora do Phoc I, Daniele Neves, 23 anos, foi prestigiar as festividades no Parque Verde II. Ela, que estava acompanhada do esposo Ramon Xavier, se declarou “apaixonada por tudo que se refere ao período junino”. Citando o que vai sentir falta com o fim das festas juninas, afirmou que “sentirei saudades das comidas típicas e do forrozinho gostoso, que combinam perfeitamente com esta época do ano”.
Diversas apresentações abrilhantaram o encerramento do período festivo em cada localidade. Também se apresentaram em Parafuso, Ariany Azevedo, Bimbinho e Cinho Silva; no Parque Verde II, Dory Zezo, Jorge Cabeleira, Weslley Lima e Samuel Cesino; no Parque Satélite, Léo Ferreira, Brasillian Boys e Lambaloca; e no Residencial Caminho do Mar, Day Martinelly, Forró no Grau e Celebridade 10.