CamaçariCAPADestaque

Defesa Civil de Camaçari é convidada a integrar o FNDC

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec) pode ser o mais novo membro do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Defesa Civil (FNDC) das capitais e de grandes cidades brasileiras suscetíveis a riscos de desastres decorrentes de extremos climáticos. O convite foi feito pela entidade associativista, atualmente presidida pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), em reunião articulada pelo vereador Júnior Borges, na última segunda-feira (10), na sede do órgão soteropolitano.

O FNDC foi criado em 2 março de 2023, por meio da Carta de Punta del Este, cidade uruguaia que acolheu a realização da VIII Plataforma Regional para a Redução do Risco de Desastres nas Américas e no Caribe, evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O coletivo signatário do documento entende que, discussões e partilhas de experiências acerca de proteção e defesa civil, devem envolver todos os representantes de órgãos públicos brasileiros, em caráter permanente. A iniciativa tem como finalidade, oferecer contribuições a políticas de proteção e defesa civil em todo território nacional.

Segundo Ivanaldo Soares, gestor da Compdec, integrar o fórum representa um passo importante para o crescimento do trabalho desenvolvido pelo órgão, no município. “A gente vai ter aprendizados, vamos acompanhar esse desenvolvimento, novos métodos de defesa civil no mundo inteiro, fazendo parte disso!”, declarou. O coordenador destacou, ainda, que a importância disso para Camaçari reside em “poder lidar melhor com situações de área de risco, com situações de desastre por fenômeno natural e também em situações de desastre provocado pelo homem. A gente vai ter mais propriedade e conhecimento sobre como lidar com essas situações”, reconheceu.

A participação da Compdec como membro do FNDC está em vias de formalização. Ivanaldo Soares afirma que, agora, só depende da harmonização das agendas dos respectivos prefeitos de Camaçari, Elinaldo Araújo, e de Salvador, Bruno Reis. “Vai ser marcada uma visita para que a Codesal ministre um minicurso de um dia inteiro, por meio do qual ela vai passar algumas experiências adquiridas no encontro da ONU. Inclusive, vamos estender o convite dessa formação a outras secretarias, e esse será o momento em que haverá a assinatura, onde o município vai, formalmente, passar a membro do fórum brasileiro”, explicou.

Assinaram a Carta de Punta del Este, representantes de entidades internacionais dedicadas à redução de risco de desastres, das defesas civis das cidades presentes ao encontro, bem como de secretarias e de representantes de demais órgãos de cidades brasileiras. Na reunião entre as defesas civis de Camaçari e Salvador, representadas respectivamente por Ivanaldo Soares e Sosthenes Macêdo, além do articulador do encontro, o vereador Junior Borges, estiveram presentes o coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior, e a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, ambos do órgão soteropolitano. Da Compdec, também estavam presentes o supervisor Ítalo Tássio; a engenheira civil, Daniela Diniz; além dos agentes Valmir dos Santos e Cosme Júnior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram