Instalação de câmeras de reconhecimento facial nos ônibus depende da prefeitura de Salvador, diz titular da SSP-BA
O secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, é um entusiasta da adoção de câmeras de reconhecimento facial em ônibus do transporte público. Apesar disso, o titular da SSP acredita que o movimento deve partir dos sindicatos e em especial da prefeitura de Salvador. Em entrevista exclusiva ao Bahia Notícias, ele aponta que a instalação do equipamento no interior dos coletivos não cabe à pasta.
“Isso seria ótimo, mas é um investimento que tem que vir do sindicato e da prefeitura de Salvador. Não cabe a gente fazer a instalação daquelas câmeras. As câmeras seriam a título público nos municípios e na capital. A gente vem dialogando e já mostramos essa necessidade. A gente acha que é importante. Quanto mais a câmera tiver uma tecnologia maior aplicada melhor para a segurança da população e clientes do sistema público de transporte. Na verdade fica mais na responsabilidade das próprias empresas e da prefeitura. A gente vem conversando para tentar avaliar isso, mas tem que partir muito mais deles”, disse ao sinalizar que as conversas já foram iniciadas junto ao âmbito municipal para avançar no assunto.
A declaração foi feita na tarde desta quarta-feira (19) após a apresentação do balanço semestral da SSP-BA no Centro de Operações e Inteligência. Na oportunidade, a pasta divulgou o número de assaltos aos coletivos, onde foi registrado uma redução em relação a 2022, de 8,8%. No ano passado foram computados 490 registros, frente aos 447 em 2023.
Fonte: Bahia Notícias.