Estátua de Mãe Stella deve ser reinaugurada no início de agosto com programação na Flipelô, indica Reis
O retorno da estátua em homenagem a Mãe Stella de Oxóssi, localizada no bairro de Stella Maris, já tem data para retornar ao local: 10 de agosto, segundo o presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro. Mesmo assim, o prefeito da capital, Bruno Reis (União), preferiu indicar que a entrega deve ser feita um dia antes, dia 9 de agosto, e confirmou que a estátua já está pronta.
“Dia 10. Provavelmente, pois vamos fazer um casamento com a Flipelô, que vai homenagear Mãe Stella. A estátua já está pronta e provavelmente será colocada no início da Flipelô”, indicou Guerreiro ao BN.
A obra, que foi destruída por conta de um incêndio que acometeu o local, foi lamentada por diversas autoridades e artistas. A estátua foi inaugurada em abril de 2019 e tem autoria do artista plástico Tatti Moreno. A peça de 8,5 metros de altura tem a estátua de Mãe Stella sentada em um trono à frente da figura do orixá Oxóssi.
Guerreiro já havia sinalizado que André, um dos filhos de Tatti, tem a forma original da escultura e a nova será exatamente igual à anterior. Ainda conforme o presidente da FGM, uma reunião entre o órgão e os filhos de Tatti Moreno – André e Gustavo – foi realizada para acertar os detalhes da nova criação. “André é um cara que acompanhou a vida inteira os trabalhos de Tatti, inclusive ele tem a forma da estátua, não vai ser nem reconstrução, vai ser a criação de uma nova, porque não sobrou nada”, disse.
Fonte: Bahia Notícias.