BahiaCAPADestaque

Pesquisadores da UFBA e de universidades federais do Nordeste lançam livro sobre saúde da população negra

O Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) vai receber na próxima segunda-feira (31), o lançamento do livro “Negligências e vulnerabilidades: aportes epidemiológicos para a saúde da população negra no Norte-Nordeste do Brasil (volume II)”. 

O livro é uma produção de pesquisadores de cinco universidades públicas das regiões Norte e Nordeste do Brasil: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Estadual do Pará (Uepa). 

A obra aborda, ao decorrer de sete capítulos, questões relacionadas à saúde da população negra no Brasil, incluindo análises das principais doenças transmissíveis, morbidade hospitalar segundo a raça/cor, o impacto da Covid-19 em comunidades quilombolas, tuberculose infantil, mortalidade por homicídio, vulnerabilidade social e saúde em comunidades quilombolas do Nordeste brasileiro, além de destacar a relação entre racismo, violência e saúde mental de jovens negros.

De acordo com o grupo de pesquisadores, o intuito da produção é contribuir para a compreensão das condições de vida e saúde da população negra nessas duas regiões, mostrando a importância da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no país.

O livro é a segunda publicação derivada de uma iniciativa do Programa de Cooperação Acadêmica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Procad/Capes), a partir de uma rede multicêntrica de pesquisa e formação voltada para a temática “Vulnerabilidade e repercussões para a saúde: população negra, quilombola, indígena e outros grupos vulnerabilizados.” 

A primeira produção bibliográfica denominada “Saúde-doença-cuidado de pessoas negras: expressões do racismo e de resistência (volume I)” foi publicada em dezembro de 2021. 

A obra foi lançada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) e será disponibilizada gratuitamente, até o dia do evento. A apresentação com o resumo da obra já pode ser acessada no site do repositório da UFBA. 

O lançamento contará com a presença dos organizadores Hilton Silva, Alder Souza, Edna Araújo, Joilda Nery e Leny Trad, e demais autores que participaram da construção dos capítulos.

O evento será transmitido ao vivo, às 19h, através do canal do Instituto de Saúde Coletiva no YouTube.  

Fonte: Bahia Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram