BahiaCAPADestaque

Secretaria de saúde confirma caso de meningite bacteriana em Alagoinhas

Paciente de 24 anos está internada no Hospital Regional Dantas Bião (HRDB).

Uma paciente de 24 anos, que mora em Alagoinhas, teve o diagnóstico laboratorial confimado para meningite bacteriana. O resultado foi divulgado na noite desta segunda-feira (28), pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).

Segundo a SESAB, a paciente está internada no Hospital Regional Dantas Bião (HRDB) e as medidas de isolamento, identificação dos contactantes e prevenção já foram iniciadas pelas equipes de vigilância epidemiológica do Estado e Município, bem como do núcleo Regional de Saúde Nordeste.

De janeiro até 8 de agosto desse ano foram confirmados 251 casos de meningite, sendo 106 bacteriana, 55 viral, 15 por outra etiologia e 75 não especificados. Do total de pacientes confirmados com a doença, 47 morreram. No mesmo período de 2022 foram confirmados 253 casos de meningite e 48 mortes.

Sobre a meningite

A doença é caracterizada pela inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. 

A meningite bacteriana pode ser transmitida pelo doente através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. A forma mais eficaz de prevenção são as vacinas e o Sistema Único de Saúde (SUS). São elas:

– Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C;

– Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite;

– Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.

Fonte: BNews.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram