Evento terá atividades e benção para animais no Centro Histórico de Salvador
Os animais de estimação e seus tutores serão homenageados no próximo domingo (1º) com um dia inteiro de atividades para os pets. O evento será realizado na Igreja e Convento São Francisco, no Centro Histórico de Salvador, e terá ainda serviços como distribuição de vermífugos, carrapaticida e antipulgas, além de um bate-papo para tirar dúvidas com veterinários.
A ação é uma parceria entre a Igreja e Convento São Francisco e o Conselho Regional do Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), acontece em homenagem a São Francisco de Assis, que tem seu dia comemorado em 4 de outubro, e contará ainda com uma bênção dedicada aos bichinhos.
No espaço, também haverá arrecadação de rações para centros de acolhimento de animais de rua. Para participar, basta levar o saco de ração e entregar no local. Além disso, uma Feira Vegana será montada no espaço.
Por parte da igreja, a ação está sendo organizada pelos freis franciscanos e contará ainda com médicos-veterinários que vão tirar dúvidas da população sobre guarda responsável, legislação, maus tratos e doenças, como esporotricose, e como ser um bom tutor.
Presidente da Comissão de Bem-estar Animal do CRMV/BA, a médica-veterinária Ilka Gonçalves, ressalta a importância de eventos como este para sensibilizar a sociedade baiana dos cuidados com os animais. “Prometi no juramento que iria atuar com o melhor da minha habilidade e competência em favor dos animais e hoje, por convicção pessoal e por ter feito a promessa, estou sempre em atividades semelhantes, pois sei que vão resultar em algo positivo”, destaca.
“O Regional Bahia teve sensibilidade à proposta apresentada por doutora Ilka assim que ela a expôs. Temos respeito pelo trabalho desenvolvido por ela e pelos freis franciscanos. Essas iniciativas têm nossa simpatia”, ressalta Altair Santana, presidente do CRMV/BA.
Domingo de benção
O domingo (1) começa com uma celebração eucarística, às 8 horas, seguida da benção aos animais, prevista para às 9 horas. A partir daí, as demais atividades serão iniciadas. “Esse é um evento muito especial para todos nós. Nos recorda a delicadeza de São Francisco com toda a criação. Os animais são nossos irmãos e precisam do nosso cuidado. A benção dos animais é uma tradição franciscana e unir a uma ação de solidariedade se torna muito mais especial. Esperamos com esse evento dar um recado à sociedade para o cuidado dos animais”, lembra o Frei Pedro Júnior.
Fonte: Correio.