Camaçari completa 265 anos se destacando como centro de negócios, turismo e bem-estar social
A quarta maior cidade da Bahia, Camaçari completa 265 anos nesta quinta-feira (28). Chegando à nova idade com protagonismo estratégico e econômico para o estado, renovado, o município, que se consolidou ao longo das décadas como importante centro industrial, nos últimos anos também vem comemorando uma projeção no turismo, que segue crescente em função de suas praias, que atraem um número cada vez maior de visitantes ano após ano. Em paralelo, não para de mobilizar recursos para melhorar a qualidade de vida da sua população. Aportes em infraestrutura, mobilidade, lazer e cultura buscam fazer do lugar uma opção para visitar, investir e morar.
Um dos principais motores do protagonismo da segunda maior cidade da Região Metropolitana de Salvador nasceu no final da década de 1970, quando o município, até então de pequeno porte, foi escolhido para receber a instalação do primeiro complexo petroquímico planejado do país.
A atenção gerada pela chegada do primeiro polo industrial integrado do Hemisfério Sul projetou Camaçari para o mundo, atraindo empresas como as alemãs Bayer, Basf, Knauf e Continental; a japonesa Bridgestone; a americana Kimberly-Clark, dentre outras dezenas de líderes em seus segmentos.
Atualmente com um faturamento estimado em 15 bilhões de dólares anuais, o Polo Industrial de Camaçari vende para outros países o equivalente a 15% do total de produtos exportados pelo estado da Bahia. Toda esta movimentação econômica garante R$ 3 bilhões ao ano em arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com participação no Produto Interno Bruto (PIB) baiano, de 22%. Responsável pela geração de 10 mil empregos diretos e 30 mil indiretos e tem perspectiva de seguir como um vetor fundamental da economia baiana.
Uma das principais fomentadoras do desenvolvimento do Polo de Camaçari, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) tem participado da vida do complexo industrial em vários aspectos, como questões operacionais – segurança das instalações, infraestrutura (viária, iluminação, portos, etc.) – até a defesa de interesses e atração de investimentos em fóruns nacionais e internacionais.
De acordo com o especialista em Desenvolvimento Industrial da FIEB, Danilo Peres, mesmo com o mercado em baixa, as expectativas para o Polo Industrial de Camaçari nos próximos anos, são amplamente positivas. “Destacam-se os investimentos programados e os que já estão em curso”, aponta. Esse interesse dá a “certeza de que o Polo Industrial de Camaçari está renovado e dispõe de uma boa infraestrutura para continuar em sua trajetória de crescimento, sempre como o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia”, completa.
Fortalecimento
Uma das adições mais valiosas no processo de expansão do Polo de Camaçari nos últimos anos, que conta com a participação da FIEB, é o SENAI CIMATEC PARK, criado em 2019. Situado em uma vasta área de mais de 4 milhões de metros quadrados, o CIMATEC Park é um ecossistema de inovação aberta que integra os conceitos de parques industrial, tecnológico e empresarial. “Com a implantação do CIMATEC Park, criou-se a possibilidade de desenvolvimento, fabricação e operação de plantas piloto”, explica diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI, Leone Andrade. “O CIMATEC Park está dentro da poligonal do Polo e isso viabiliza a preparação de forma mais rápida de estudos em escala piloto para validação de tecnologias que mais tarde serão implantadas em escala industrial em novas empresas”, completa.
O SENAI CIMATEC Park proporciona amplo espaço para a execução de projetos que requerem áreas dedicadas para planejamento de produção, experimentação em grande escala, plantas piloto e desenvolvimento de protótipos em escala real. No local estão instalados, por exemplo, o Bureau de Manufatura Aditiva, o Laboratório de Desenvolvimento da Produção (LDP), que é o maior complexo para pesquisa e desenvolvimento para pré-sal e, também, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil, um polo de exportação de projetos e conhecimento para a Ford mundial.
Trazendo para dentro do ecossistema do Polo avanços em temas como a descarbonização, a renovação dos conceitos de plantas industriais e implantação de novos processos, o CIMATEC planeja seguir estimulando a inovação e impulsionando o crescimento das empresas nos próximos anos. “O SENAI CIMATEC contribuiu para a elaboração do estudo Polo Mais 40 exatamente para enxergar as possibilidades de futuro para o complexo”, diz, Leone. “Novamente, o CIMATEC se apresenta como um ator fundamental neste processo de conversão, e o CIMATEC Park é um ecossistema de inovação aberta pronto para prestar esse apoio à nossa indústria através de parcerias nacionais e internacionais com outras empresas e institutos de pesquisa e instituições de ensino”, comenta.
Uma orla cada vez mais atrativa
Muito além da sua vocação para a indústria, Camaçari tem crescido ao longo das últimas décadas como um importante polo turístico do Litoral Norte. Dona de 42km de praias procuradas por turistas nacionais e internacionais que visitam a Bahia anualmente, a cidade se consolidou como um dos destinos mais cobiçados, fazendo do turismo uma das prioridades da administração municipal. Busca Vida, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim e Vila de Abrantes tem recebido diversos investimentos, que impactam positivamente tanto quem visita quanto quem escolhe a região para viver.
De acordo com a secretaria do Turismo da cidade, Cristiane Bacelar, foram disponibilizados mais de R$ 100 milhões na área de infraestrutura para a execução de obras de requalificação de ruas, avenidas e equipamentos públicos para prática de lazer, esporte e comércio da região. “Os esforços aplicados pela gestão sobre planejamento, ações eficazes, investimento nas áreas de infraestrutura e serviços públicos, além de qualificação de mão de obra, colocou o município no protagonismo das riquezas econômicas da Bahia e do Brasil, por isso nós planejamos o turismo o ano todo para oferecer àqueles que escolhem nossa terra como lugar de descanso e diversão, a melhor experiência que já tiveram. Pautados na sustentabilidade, atraímos visitantes na alta, média e baixa estação”, afirma.
Dos equipamentos recentemente entregues pela Prefeitura à população, destacam-se as praças da Matriz, e de Eventos e Campo de Futebol Nery Nunes, conhecido popularmente como Tudão, ambos em Vila de Abrantes; a Praça do Papagaio, em Jauá, onde também foi instalado o Campo João Pinheiro, primeiro com grama sintética da costa; e o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Arembepe, que sedia importantes competições esportivas.
O município também tem realizado diversas intervenções estruturantes como a requalificação e urbanização de Guarajuba, Itacimirim e Barra do Jacuípe, além dos novos mercados de Barra do Pojuca e Monte Gordo. Além disso, por quatro anos consecutivos, Camaçari recebeu o selo Bandeira Azul de certificação de qualidade nas praias de Guarajuba e Itacimirim.
Todo este esforço fez com que o número calculado de visitantes entre as festas de fim de ano em 2022 e o verão de 2023 alcançasse a marca aproximada de 600 mil pessoas. De acordo com a Secretaria de Turismo (Setur), a estimativa é de um número muito acima do apresentado no ano passado. Segundo as projeções, Camaçari deve receber algo em torno de 400 mil turistas nos próximos três meses. No fim do ano, é provável que aproximadamente 800 mil pessoas passem pela cidade.
Planejamento urbano e sustentabilidade ambiental
Responsável pela acessibilidade da população, redução de congestionamentos no trânsito, sustentabilidade ambiental e planejamento urbano eficiente, o transporte público é um dos aspectos fundamentais na garantia da qualidade de vida em qualquer cidade. Na busca por um serviço cada vez mais eficiente para a população, a Prefeitura de Camaçari, através da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), anunciou uma série de novidades com o novo sistema de transporte público.
Com 60 ônibus circulando, distribuídos entre a sede e a costa do município, o novo sistema começou a operar em junho deste ano, oferecendo à população avanços tecnológicos, como a bilhetagem eletrônica e a instalação de chip nos cartões do Vai Card. “Estamos cientes das expectativas da comunidade, trabalhando incansavelmente para realizar os ajustes necessários visando assegurar que o sistema retorne com a qualidade e a segurança que todos merecem”, afirmou o diretor-superintendente Helder Almeida.
Para melhor atender aos usuários do serviço de mobilidade, a STT disponibilizou treinamento prático da instalação dos validadores de bilhetagem eletrônica do novo sistema de transporte Vai Camaçari para as empresas operadoras do serviço. Responsável pela integração dos usuários do transporte, que incluem estudantes, idosos e pessoas com deficiência (PcDs), os ônibus passam a contar com um validador de 14 polegadas conta com display touch screen (tela sensível ao toque); processador duplo; câmera embutida, possibilitando o reconhecimento facial; alarme sonoro; LEDs indicativos, entre outras funções.
Além do validador, o sistema conta com o terminal do motorista, que realiza funções como a solicitação de paradas por pessoas com deficiência visual, com integração do aplicativo Kim. A ferramenta também sugere rotas mais rápidas e impede situações de risco, notificando deslizamentos, perigos na via, entre outros alertas. Outro ponto importante é a transparência na utilização dos recursos arrecadados com a bilhetagem eletrônica. Com um sistema automatizado e novas ferramentas de controle e auditoria, será mais fácil acompanhar e fiscalizar o destino desses recursos, garantindo que sejam investidos de forma adequada na melhoria do transporte público.
“A bilhetagem eletrônica proporciona maior agilidade no acesso ao transporte público, reduzindo o tempo de espera nas filas e facilitando a vida dos usuários. Com a utilização de tecnologias avançadas, também é possível obter dados mais precisos sobre o fluxo de passageiros, possibilitando ações de planejamento mais eficientes por parte do município”, ressaltou Helder Almeida.
Fonte: Correio.