CamaçariCAPADestaque

Camaçari: Audiência Pública na Câmara é marcada pela defesa dos direitos e da proteção aos idosos

Com casa cheia, a Câmara de Camaçari realizou, na manhã desta quarta-feira (18), a audiência pública para celebrar a passagem do Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso. A atividade foi presidida pelo vereador Tagner Cerqueira (PT), que destacou a importância de fomentar de maneira efetiva ações em favor da oferta de oportunidade e qualidade de vida para os idosos do município.

“Eu fui assessor de vários vereadores aqui nessa Câmara e, muitas das vezes, o debate que acontece aqui é o da política, da melhoria da cidade, do asfalto, de que a gente tem que construir uma praça, uma escola, um posto de saúde. E eu fico muito inquieto porque a gente fala muito sobre isso e deixamos de cuidar das pessoas, de falar de gente. Esta Casa precisa ter o cheiro do povo, ter a presença do povo. E muitas vezes a gente não presencia o debate da pessoa idosa aqui neste parlamento. Precisamos fazer um reconhecimento nesta Câmara da importância da vida dessas pessoas, dos idosos de Camaçari”, salientou o vereador.

Na oportunidade, o parlamentar anunciou ainda que protocolou um Projeto de Resolução (PR) que trata da criação da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas na Câmara de Camaçari. “Sendo aprovado, aqui na Câmara teremos uma cadeira que é da população idosa, assim como tem as cadeiras das mulheres, da juventude, das crianças, do transporte público, do meio ambiente, da justiça. Estamos inaugurando esse novo tempo, no qual teremos um espaço e uma comissão para debater todas as políticas da pessoa idosa”, acrescentou Tagner.

A presidente do Centro de Convivência do Idoso e da Família (CCIF), a assistente social Cleide de Souza, participou da audiência e discorreu sobre a temática da violência contra pessoa idosa em Camaçari. “Uma das principais violências sofridas pelos idosos é a financeira, são os empréstimos. Está na hora da gente lutar, pedir aos governos estadual e federal que intercedam, porque não está muito longe o momento de a gente ver idosos morando na rua, e o motivo é empréstimo. Eles chegam na agência ou em outras instituições financeiras e acabam aceitando essas propostas de empréstimos. Tenho casos de idosos recebendo R$ 250 reais de aposentadoria, após o desconto de todos esses valores. Será que ele vai sobreviver com esse valor? E isso é uma forma de violência contra o idoso”, pontuou.

A advogada previdenciária da comarca de Camaçari, Michaelly Ramos, também abordou a questão da violência financeira. “Muitos idosos caem em golpes financeiros. De acordo com estatística da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, a maioria das vítimas de violência financeira e patrimonial são as pessoas idosas. Só em 2022 mais de 2 mil pessoas idosas sofreram algum tipo de violência financeira ou patrimonial”, destacou.

Palestraram também a ex-presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEPA), Lúcia Mascarenhas, que falou sobre os avanços e desafios na política da pessoa idosa. Já Juan Sterfan, abordou sobre os direitos da pessoa idosa e a importância da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso. Tiveram direito a fala representantes de entidades, instituições e organizações que cuidam do idoso em Camaçari, além dos cidadãos que estiveram no plenário da Câmara. “Estou muito feliz pelo o que ouvi hoje aqui nesta audiência, sobre a importância de uma delegacia para o idoso e mais inclusão. Quero estar nesse meio”, ressaltou o aposentado Gervásio Ribeiro.

Ao final da audiência, foram feitas homenagens ao Conviver Camaçari, BSTC, Centro de Convivência do Idoso e da Família (CCIF), Abrigo Bem Me Quer e Abrigo São Francisco de Assis, pelo importante trabalho realizado de cuidado com os idosos do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram