Estudantes baianos recebem medalhas da NASA pela descoberta de asteroides
A descoberta de dois corpos celestes resultou na conquista de duas medalhas por cinco estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar (CPM), unidade Lobato, na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023, realizada de 14 a 22 de outubro, em Brasília (DF).
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia visa mobilizar a população da importância da ciência para gerar soluções e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O evento científico é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e teve como tema deste ano “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.
Os cinco jovens do CPM Lobato participaram do projeto Caça Asteróide MCTI, uma iniciativa resultado de uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com a agência espacial americana, através do International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA).
O objetivo é fomentar a busca de novos corpos celestes que possam gerar risco ao planeta com o auxílio de imagens captadas pelos mais potentes telescópios do mundo que foram distribuídas às equipes participantes pelo aplicativo Astrometrica da NASA.
Com a liderança da professora de Ciências Naturais Tânia Teles, os alunos Anna Julia Rocha, Jeferson Nascimento, Larissa Marques, Maria Clara Ribeiro e Robert Figueiredo identificaram dois possíveis asteroides, nomeados RBT0407 e JNS0001, o que rendeu o recebimento de duas medalhas, uma pela descoberta dos corpos celestes e a outra de Honra ao Mérito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Essa premiação significa bastante porque mostra que o nosso esforço gerou um resultado, já que houve muita dedicação dúbia, junto às atividades escolares e extracurriculares. O CPM Lobato nos ajudou muito cedendo a biblioteca para caçar os asteroides, pois alguns dos colegas nem tem computador em casa. Participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi um passo importante, visitamos vários estandes e pudemos aflorar a nossa criatividade”, destacou Robert Figueiredo, 15 anos, aluno do 1º ano do CPM Lobato.
O diretor do CPM Lobato, tenente-coronel Paulo José Santos, acompanhou os alunos na premiação e destacou a importância dessa participação. “Projetos como este que fomentam a evolução acadêmica dos alunos enriquecem o aprendizado e somados à dedicação dos professores e alunos contribuem para transformar o ambiente escolar”, comenta o oficial da PM-BA.
Fonte: Bahia Notícias.