Liberatum anuncia parte da programação
O Festival Liberatum, que acontecerá em Salvador dos dias 3 a 6 de novembro, anunciou parte da sua programação durante coletiva nesta quinta-feira (26). O evento internacional visa dar destaque a contribuição cultural afro-brasileira. Nesta edição, ele contará com a presença de grandes nomes da cultura negra ao redor do mundo como Alcione, Viola Davis, Lazzo Matumbi, Angela Bassett, Luedji Luna, Morgan Freeman e Ilê Aiyê.
“A chegada do Festival Liberatum ao Brasil acontece em um momento muito importante da história do nosso país. Com nosso país de volta à agenda global e sediando eventos com relevância internacional tem um grande impacto para fomento cultural, promoção do turismo e geração de legado local”, afirmou Flávio Saturnino, diretor de comunicação da Liberatum Brasil.
De acordo com o que foi adiantado nesta tarde, no dia 3, a ministra da cultura Margareth Menezes tem uma mesa, às 11h, nomeada: “Uma Vida Dedicada à Cultura”, com a presença de Gil Alves e moderação de Camilla (Preta Letrada).
Às 15h, do mesmo dia, uma mesa, denominada Contos da Afrodiáspora, vai reunir quatro potências da cultura mundial: Viola Davis, Julius Tennon, Melanie Clark e Taís Araújo. Esta reunião será moderada por Maurício Mota.
A deputada federal Erika Hilton será moderadora de uma mesa, que terá como palestrantes a cantora Iza, Alton Mason, Pedro e Hisan Dendezeiro. Redesenhando a Cultura Preta no Imaginário Popular vai acontecer às 16h30. Para terminar o dia, às 20h, Luedji Luna e Majur irão fazer uma performance para dar a Alcione o Prêmio e Gala de Honra Cultural Liberatum.
Já no dia 4, Angela Bassett recebe o prêmio Pioneira Cultural Liberatum, às 17h45. Antes disso a banda Ground Zero, dará uma masterclass, ao lado da ação social Pracatum, no Candeal Gueto Square. Mais detalhes da programação serão divulgados nesta sexta-feira (27).
No dia 5, Ground Zero volta a se apresentar ao lado de Lazzo Matumbi, desta vez, na Praça Cairu. Em seguida, Ilê Aiyê, Luedji Luna e Márcio Victor animarão o público. No Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira, o dramaturgo Wole Soyinka se reúne com Camilla Apresentação, sob a mediação de Ashley Malia.
Fonte: Bahia Notícias.