Usuários denunciam falta de estrutura no Terminal de Águas Claras: “Entregue às pressas”
Cerca de um ano e meio de obras para a conclusão do Terminal de ônibus de Águas Claras, em Salvador, parece não ter sido suficiente para que o equipamento fosse entregue em plenas condições de uso para a população. Pelo menos essa é a opinião de boa parte dos usuários que passam pelo terminal desde sua recente inauguração no dia 26 de dezembro do ano passado.
Após denúncias de usuários criticando a estrutura, o Bahia Notícias foi ao local, na terça (23) e quarta-feira (24), para conferir o estado do empreendimento que custou R$ 72 milhões bancados pelo Governo do Estado cuja as obras foram realizadas pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Poucas câmeras, baixa quantidade de bancos, algumas áreas sem pisos, pontos de ônibus sem sinalização adequada e ausência de direcionadores de fluxo (que são as divisórias utilizadas para orientar e organizar os usuários em filas). Tudo isso pôde ser percebido pela reportagem após relatos de diversas pessoas, como a estudante de física da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Laila Reis, que já frequenta o Terminal há algumas semanas. Moradora de Castelo Branco, a jovem de 24 anos relata que o equipamento foi entregue em forma incompleta.
“Parece uma rodoviária do interior. Tem várias coisas faltando. Por exemplo, os bancos praticamente não têm. Não tem divisórias das filas, não tem as placas de forma clara que estão coladas na parede, alguns lugares ainda não tem piso, enfim, a sinalização está incompleta. Algumas partes do terminal estão abertas também. O que faz que, quando chova, acabe molhando algumas pessoas que estão no ponto de ônibus. Eu não entendi se de fato aquilo ali é um modelo que eles planejaram, ou se de fato está incompleta, mas eu acredito que pelo que eu vi ali está incompleta”, declarou a estudante da Ufba.
Morador de Águas Claras, Manoel Moreira, de 58 anos, contou que estava no terminal pela primeira vez. Voltando do trabalho, o protético explicou que teve a sensação de que o equipamento foi de fato entregue às pressas. “É a primeira vez que eu estou vindo aqui. Agora, realmente está deixando a desejar. Se você observar lugares para pessoas com pouca mobilidade, que tenham mais idade, quase também não tem. […] Espero que, ao decorrer do tempo, eles consigam melhorar. Não sei porque teve tanta pressa para inaugurar isso aqui. Foi muito rápido. Dava pra trabalhar com um pouco mais de calma e entregar uma coisa um pouquinho melhor. O povo está reclamando com razão”, declarou Manoel.
Silas Santos, de 28 anos, já esteve no Terminal três vezes desde a sua inauguração. O auxiliar de gerência e morador do bairro de Marechal Rondon estava a caminho do trabalho quando relatou à reportagem que também teve a sensação de que o terminal foi entregue de qualquer jeito. “De fato parece que foi entregue às pressas para tentar desafogar a mobilidade de Salvador, mas ao mesmo tempo acabou de certa forma atrapalhando porque tirou linhas de ônibus de alguns lugares que, de certa forma eram estratégicas, e acabou prejudicando o povo”, contou o auxiliar de gerência.
De todas as críticas, juntamente com a pouca quantidade de bancos, o que mais foi pontuado pela população foi a falta de orientação. Para que os usuários localizem seus pontos, foram colocados adesivos nas colunas do Terminal ao invés de terem placas suspensas como ocorre na Estação Pirajá. “Eles [CCR] estão mudando muito a questão dos pontos aqui e não tem uma pessoa responsável que possa sinalizar essas coisas, tipo na saída do metrô. Aí as pessoas ficam meio perdidas. Uma perguntando a outra sem saber muito bem para onde ir. Eu tive um pouco de dificuldade de encontrar [meu ponto] porque por mais que eles tenham colocado as placas, quando a gente sai do metrô as placas estão na parte de trás da pilastra. Não está bem visível, então a gente tem que rodar um pouco para poder ter acesso de fato ao ponto que a gente quer”, afirmou Silas.
DESCASO OU PARTE DO PLANEJAMENTO?
Questionada pelo Bahia Notícias sobre a localização dos pontos, a CCR Metrô Bahia informou, em nota, que “disponibilizou placas informativas e monitores em áreas que podem ser visualizados de forma ampla”. A respeito da aquisição de mais bancos e a adoção dos direcionadores de fluxo, a empresa informou que “fará investimentos complementares”, e que estes já estão em alinhamento com o Governo do Estado e em fase de aquisição. Já sobre as aberturas na cobertura entre as plataformas do Terminal, a CCR explicou que o modelo faz parte do planejamento estrutural estabelecido.
Com relação às câmeras, a concessionária explicou que o “complexo viário de Águas Claras (que compreende o terminal de ônibus e Estação de Metrô) possui mais de 130 câmeras interligadas diretamente ao Centro de Controle da Operação (CCO), que permite todo o monitoramento da área perimetral do complexo”.
A reportagem também entrou em contato com a CTB, que esclareceu que o Terminal foi projetado em harmonia com a estação de metrô e entregue 100% pronto e finalizado. Além disso, a Companhia informou que irá averiguar as denúncias e que os “mobiliários e placas de sinalização são de responsabilidade da concessionária responsável pela operação do empreendimento”, no caso, a CCR.
“A CTB reforça que a obra foi executada dentro do cronograma previsto, seguindo todas as normas e especificações técnicas e operacionais. A empresa informa que o terminal dispõe de 40 câmeras de monitoramento, todas de alta performance e precisão”, alegou a companhia.
O Bahia Notícias ainda questionou a Sedur, que se comprometeu a apurar a situação com a Superintendência de Mobilidade da pasta e reiterou o posicionamento da CTB, por ela ser uma empresa vinculada à Secretaria e responsável pelas obras.
Fonte: Bahia Notícias.